Jovem de 16 Anos Sonha em Tornar-se Motorista de Camião

Océane Dehen, uma jovem de 16 anos, está a caminho de realizar o seu sonho de se tornar motorista de camiões de grande porte. Atualmente, ela está a frequentar a escola de comércio Saint-Gabriel, onde se encontra inscrita no bacharelato profissional em condução.
Desde pequena, Océane teve uma forte ligação com veículos. Apesar de, nos seus primeiros anos, ter sonhado em seguir os passos do pai na pesca, a sua paixão pela condução cresceu ao longo do tempo. Participando de um estágio no 3º ano, ela percebeu que a estrada era o seu verdadeiro lugar.
A jovem é entusiasta por explorar novas paisagens e países, afirmando que “a visão na estrada não é a mesma de um carro”, e depoisa que gosta da liberdade de estar na estrada. Recentemente, Océane participou de uma viagem ao Sudoeste, onde teve a oportunidade de praticar a condução de longa distância.
Completando a formação, os alunos terão as licenças B, C e CE, permitindo-lhes realizar qualquer operação de transporte rodoviário. As opções de especialização disponíveis incluem o transporte de materiais perigosos e combinações de veículos excecionais.
Os jovens também recebem formação mecânica, aprendendo sobre os circuitos essenciais do camião. Océane também irá obter o Certificado de Aptidão de Veículos de Segurança (CACES), que lhe permitirá manobrar empilhadeiras para carga e descarga.
Apesar de descobrir que apenas sete entre os 47 alunos na sua turma são raparigas, Océane não se deixa intimidar por preconceitos de género. “Já aconteceu comigo, mas não tenho problemas em pôr os autores de volta no seu lugar”, afirma, revelando a sua determinação.
O professor de Océane destaca que, apesar da desvantagem numérica, as raparigas são muito sérias, cuidadosas e aplicadas, características apreciadas pelas empresas no sector do transporte rodoviário.
Embora as mulheres sejam mais representativas no transporte de passageiros, apenas 3% no setor de mercadorias optam por esta carreira, mostrando que há ainda um longo caminho a percorrer para a igualdade de género na profissão.