Governo aprova redução de 30% nas portagens de autoestradas

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira uma redução de 30% no valor das portagens em ex-scuts, autoestradas de regiões mais desfavorecidas em termos de vias alternativas e transportes públicos. O modelo de descontos foi apresentado pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que apontou janeiro de 2024 para a entrada em vigor da redução que irá abranger as autoestradas A23, A24, A25, A22, A4 - Túnel do Marão, A13 e A13-1. Com esta medida, aumentam os descontos nestas vias e a redução passa de 50% a 65%, face aos preços de 2011.

"É uma medida importante para reduzir os custos de contexto", frisou a ministra, acrescentando que as vias em causa abrangem territórios em que "não há vias alternativas" e não têm "transportes públicos em qualidade e quantidade". Uma questão de "justiça e equidade", salientou Ana Abrunhosa, revelando que o desconto será de 30%. Deu o exemplo do Túnel do Marão, em que o utente poderá usufruir de um desconto mensal de 52 euros se utilizar a via todos os dias.

João Galamba, ministro das Infraestruturas, revelou que estes descontos vão custar 72 milhões de euros por ano ao Estado. Ana Abrunhosa concluiu que estas reduções são excecionais e não serão alargadas a outras 

Fonte:JN


Categoria:Geral