Corte de trânsito à noite na VCI começa esta quinta-feira

Durante pelo menos um mês será proibido circular na VCI do Porto, entre a meia-noite e as 6 da manhã, em ambos os sentidos, no troço entre os nós de S. Roque e do Mercado Abastecedor. A proibição começa à meia-noite desta quinta-feira.

Na origem deste constrangimento, que obrigará os condutores a percorrerem trajetos alternativos, está a construção do viaduto pedonal entre o complexo cultural e empresarial que está a nascer no antigo matadouro municipal e a estação de metro do Dragão. Com uma estrutura metálica, a travessia que vai sobrevoar a VCI terá seis metros de largura e 48 de extensão, pesando aproximadamente 78 toneladas, segundo informações divulgadas pela Câmara do Porto.

“Este condicionamento tem como objetivo garantir as necessárias condições de segurança para a execução dos trabalhos de montagem do tabuleiro da passagem superior pedonal sobre a VCI”, sublinhou, em comunicado a Infraestruturas de Portugal, responsável pela Via de Cintura Interna. Durante o período em que vigorar o corte de circulação, no sentido Freixo-Arrábida, o trânsito será desviado pela saída do nó de S. Roque/Campanhã e, no sentido contrário, pelo nó do Mercado Abastecedor/Estádio.

A empreitada de construção do viaduto já é visível em ambas os lados da VCI, mas agora vão avançar os trabalhos de instalação das vigas principais. “Durante as obras, será realizada a instalação das vigas metálicas laterais e central, além da laje pré-fabricada do tabuleiro, redes de proteção, corrimões, redes elétricas e de águas pluviais. A conclusão da construção da passagem superior pedonal está prevista para dia 20 de março, embora a área não esteja acessível ao público logo após a sua conclusão”, pormenoriza a Câmara do Porto.

E isto porque a transformação do antigo matadouro no M-ODU, um complexo multifuncional com galerias de arte, museus, escritórios, restaurantes, espaços de trabalho partilhado e salas de conferências, entre outras valências, também só estará concluída em 2026.

Fonte:JN 
Categoria:Geral