A circulação rodoviária no distrito de Vila Real encontra-se fortemente afetada devido à queda de neve, com o Itinerário Principal 4 (IP4) cortado ao trânsito na zona da serra do Marão.
Segundo um ponto de situação feito pela GNR às 09:45, o corte no IP4 abrange o troço entre os nós da Campeã, no concelho de Vila Real, e de Aboadela, no concelho de Amarante.
Também a circulação na Autoestrada 24 (A24) está condicionada entre Vila Real e Vila Pouca de Aguiar. Embora a via se mantenha transitável, a acumulação de neve levou a que, pelas 09:45, existissem camiões e automóveis parados ou atravessados na estrada, estando um limpa-neves no local a proceder à limpeza da via.
O distrito de Vila Real encontra-se sob aviso vermelho devido às previsões de queda de neve. Como medida de precaução, as escolas e os transportes escolares foram suspensos hoje nos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Mondim de Basto, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu vários avisos devido aos efeitos da depressão Ingrid, prevendo chuva, neve, vento e agitação marítima. Para além de Vila Real, também os distritos de Braga, Porto, Viana do Castelo e Viseu estão hoje sob aviso vermelho (o nível mais grave) por causa da neve.
Adicionalmente, os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Leiria, Lisboa, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso vermelho, hoje e sábado, devido à agitação marítima forte.
Face ao impacto previsível destes fenómenos, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) colocou a quase totalidade do território continental em estado de prontidão especial de nível 3. Este nível de alerta entrou em vigor às 16:00 de quinta-feira e manter-se-á até às 23:59 de sábado.
Fonte:A Verdade
