GNR Desmantela Esquema de Falsos Peditórios para Bombeiros e Veteranos de Guerra

A Guarda Nacional Republicana (GNR) desmantelou um grupo hierarquizado que, ao longo dos últimos 20 anos, arrecadou dezenas de milhares de euros com peditórios fraudulentos em nome de bombeiros e veteranos de guerra. Oito homens foram detidos, e mais de 30.000 euros, além de computadores e fardas, foram apreendidos.
A operação, que se estendeu por várias regiões, incluindo o concelho de Benavente e áreas adjacentes, revelou que o esquema era liderado por um homem residente em Lisboa. Os suspeitos, fardados ou utilizando coletes da Associação Portuguesa de Veteranos de Guerra, solicitavam donativos ou vendiam bilhetes para sorteios em locais estratégicos, como semáforos e zonas de paragem obrigatória.
Apesar de apresentarem licenças de autorização para sorteios, a GNR e outras autoridades enfrentavam dificuldades em agir, limitando-se a identificar os indivíduos e a impedir os métodos de abordagem, considerados geradores de insegurança.
Várias denúncias foram feitas ao longo dos anos, incluindo peditórios suspeitos em locais como as rotundas do Infantado e do Campino, em Samora Correia. Os bombeiros locais alegaram não ter conhecimento das iniciativas, reforçando a suspeita de fraude.
A investigação, liderada pelo Núcleo de Investigação Criminal da GNR de Viseu, durou mais de quatro anos e resultou em buscas domiciliárias que reuniram provas suficientes para as detenções. Os arguidos, com idades entre 24 e 76 anos, e duas instituições foram constituídos como arguidos por crimes de burla, branqueamento de capitais e associação criminosa.
A GNR continua a investigar o caso, que envolveu a atuação de grupos organizados em várias localidades, como Loures, Lisboa e Viseu, com o objetivo de garantir a segurança da população e a integridade das iniciativas de apoio aos bombeiros e veteranos.
@seguidores
@destacar
#falsopeditorio
#bombeiros
#burla
#falsosbombeiros
#GNR