Dez polícias feridos numa perseguição em Paris que terminou com pilha de carros destruídos
Postado
22/03/2025 21H18

Treze pessoas, incluindo 10 polícias, sofreram ferimentos ligeiros e vários carros ficaram danificados em Paris, este sábado, depois de um condutor ter recusado uma ordem de paragem da polícia, dando início a uma perseguição matinal no sul da capital francesa.
A frenética perseguição automóvel, que se estendeu por vários quilómetros, terminou com o condutor a perder o controlo do seu carro e a embater num semáforo e com três veículos da polícia que o perseguiam a embaterem no seu veículo.
O condutor e os dois passageiros foram detidos e levados para um hospital com ferimentos que não colocam a vida em risco, segundo as autoridades.
De acordo com as imagens vistas pela AFP, é possível ver um carro a embater num semáforo antes de ser atingido por um veículo da polícia.
De seguida, um segundo veículo da polícia colide com o primeiro. Pouco depois, um terceiro veículo da polícia bate nos dois primeiros.
Tudo começou num controlo policial, por volta das 5.45 horas (4.45 em Portugal continental), no 14º bairro, no sul de Paris, quando o condutor de um carro se recusou a obedecer às ordens de paragem.
Segundo os procuradores, o condutor passou um sinal vermelho e três viaturas da polícia perseguiram o veículo durante vários quilómetros”, explicou o Ministério Público. Os procuradores afirmam suspeitar que o condutor estava embriagado no momento da perseguição.
Na esquina da Avenue du Maine com a Boulevard du Montparnasse, no 15º bairro, o condutor perdeu o controlo do carro e embateu num semáforo, segundo os procuradores. “Os três veículos da polícia que o perseguiam chocaram com o seu veículo”, acrescentou o Ministério Público.
Dez agentes da polícia sofreram ferimentos ligeiros e foram hospitalizados por pouco tempo.
Em declarações aos jornalistas, o chefe da polícia de Paris, Laurent Nunez, disse que todos eles receberam alta hospitalar ao início da tarde deste sábado e elogiou a sua "coragem e compostura".
As três pessoas detidas têm idades compreendidas entre os 19 e os 30 anos e duas delas têm antecedentes criminais, disse Nunez, sem fornecer mais pormenores. O sindicato Unsa-Police publicou uma fotografia do acidente, com um veículo da polícia em cima de um carro preto muito danificado.
“Uma imagem arrepiante que testemunha a violência do acidente que ocorreu em Paris”, disse o sindicato no X, acusando o "condutor imprudente" de pôr em perigo a vida da polícia e de outras pessoas. Referindo-se à colisão, Nunez disse que a visibilidade durante a perseguição automóvel era “bastante má”.
No ano passado, foram registadas 2.300 recusas de cumprimento de ordens policiais na região da Grande Paris, disse Nunez. Quarenta por cento dessas recusas ocorrem à noite, acrescentou.
Fonte:JN
Categoria:Geral