Espanha Reduz Limite de Álcool na Condução e Portugal é Encorajado a Seguir o Exemplo

A Sociedade Portuguesa de Alcoologia (SPA) celebrou o início do processo legislativo em Espanha que visa a redução do limite de álcool na condução de 0,5 para 0,2 gramas por litro de sangue. A proposta, ainda em fase de votação no parlamento espanhol, busca aplicar a nova taxa a todos os condutores, sem distinções.
Joana Teixeira, presidente da SPA, destacou a importância desta medida para combater a sinistralidade rodoviária vinculada ao consumo de álcool, argumentando que a redução do limite poderia ter um impacto positivo na segurança nas estradas.
“A diferença entre 0,2 e 0,5 gramas de álcool no sangue é significativa. Enquanto a primeira pode causar uma leve euforia e diminuição da coordenação, a segunda está associada a sintomas mais severos, como descoordenação e perda de controle”, explicou Teixeira. Ela também mencionou que os motoristas com 0,5 g/l apresentam um risco de sinistralidade que é o dobro quando comparados aos que têm 0,2 g/l.
Além de recomendar a adoção de políticas semelhantes em Portugal, a SPA enfatizou a necessidade de campanhas de sensibilização sobre os riscos de conduzir sob a influência do álcool, com dados recentes indicando um crescimento alarmante no consumo de bebidas alcoólicas no país. Segundo o Eurostat, Portugal é o país da Europa com a maior taxa diária de consumo de álcool, com 21% da população consumindo diariamente.
Teixeira finalizou alertando que, diante do aumento da dependência de álcool entre os portugueses, que subiu de 3% em 2012 para 4,2% em 2022, é crucial que a questão seja encarada com seriedade e que o limite para a alcoolemia deva ser considerado como 'zero' para condutores.
A proposta espanhola, referida por Teixeira como um “exemplo a seguir”, poderá inspirar mudanças nas políticas de trânsito em Portugal, priorizando a segurança rodoviária e o bem-estar da população.