Camiões autónomos sem motorista entram em operação no Porto de Felixstowe

No Porto de Felixstowe, no Reino Unido, está a ser implementada uma frota de camiões autónomos que dispensam a presença de um motorista humano para a sua operação completa. O acordo entre o porto e o fabricante dos camiões, a Shanghai Westwell Technology, da China, foi assinado em junho. Neste mês, chegaram as doze primeiras unidades, de um lote que prevê 100 camiões.


O Porto de Felixstowe é o maior e mais movimentado no que diz respeito à operação de contentores no Reino Unido, sendo também um dos maiores da Europa. Este é o primeiro local na Europa a ter tantos camiões autónomos em operação simultânea.


O camião, denominado de Q-Truck, possui a capacidade de ver o mundo em 360 graus, graças a uma combinação de tecnologias como radar, lidar e câmaras. Apresentado em 2018, este modelo é totalmente elétrico, com autonomia de até 300 quilómetros, dependendo da versão.


A cabine sob o chassi é peculiar, pois é apenas um espaço para as baterias elétricas e para os componentes do sistema de condução autónoma, não havendo portas ou lugar para um motorista humano.


A versão mais robusta do camião pode transportar cargas com até 80 toneladas de Peso Bruto Total (PBT).


A entrega das restantes unidades está prevista para os próximos meses.

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário