Levaram um ano a descobrir uma avançada modificação do tacógrafo manipulado em um camião
O tacógrafo estava pirateado com uma sofisticada modificação do software
Esta foi a resposta do fabricante sueco ao qual a polícia italiana recorreu: "Um ano demorou a polícia a descobrir uma modificação avançada do software".
Tacógrafo apreendido a um camionista, descobre a Polícia de Vicenza: "Era falsificado com uma modificação avançada do software". Foi necessário um ano para que uma produtora sueca certificasse a resposta: isso foi o tempo que duraram as investigações policiais depois de terem consultado algumas empresas italianas que não tinham conseguido comprovar o mau funcionamento do mecanismo apreendido a bordo do camião.
Entretanto, ao camionista, detido em dezembro do ano passado durante uma fiscalização e cujo tacógrafo foi confiscado do veículo pesado por suspeita de alteração, foi temporariamente retirada a carta de condução.
Os agentes da Polícia suspeitaram do funcionamento do tacógrafo: por isso apoderaram-se do mecanismo para procederem a uma análise mais detalhada. A resposta chegou finalmente nos últimos dias diretamente da Suécia. O relatório técnico especifica, de fato, que "o tacógrafo foi manipulado" e que "a manipulação é de tipo avançado com modificação do software".
O tacógrafo, lembremos, é útil para garantir que os condutores de veículos pesados cumpram a regulamentação em relação à velocidade a manter na estrada e aos períodos de descanso a realizar. Portanto, é fundamental para a segurança dos trabalhadores e de todos os passageiros em geral.