A Escassez de Motoristas no Transporte Rodoviário atinge um Ponto Crítico, apontam dados recentes

De acordo com os dados, mais de um terço (34%) dos motoristas têm 55 anos ou mais, e a idade média na Europa é de 47 anos, o que indica que muitos camionistas vao se reformar na próxima década. Além disso, a União Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU) relatou uma escassez de 380.000 motoristas no ano passado, o que representa apenas 10% da demanda. As ofertas de emprego no setor de transportes e logística também estão aumentando em 13% mensalmente na Europa, destacando a necessidade urgente de mais motoristas.

O Secretário-Geral da IRU, Umberto de Pretto, alertou que, se nada for feito, a lacuna crescente entre motoristas novos e aposentados triplicará até 2026, resultando na perda de mais de dois milhões de motoristas. Essa escassez afetará metade de todos os movimentos de carga e milhões de viagens de passageiros.

A demanda crescente se deve, em parte, ao aumento das compras online e das entregas de alimentos. Somente em 2023, foram realizadas 239 milhões de entregas de refeições e 1,8 milhão de entregas de produtos comestíveis na Europa. No entanto, esse aumento na demanda, aliado a desafios como o Brexit, tornou a indústria insustentável.

Uma das principais preocupações que contribuem para a escassez é a falta de estacionamento seguro para caminhões. A pesquisa de audiência da SNAP revela que os motoristas de caminhão estão muito preocupados com a segurança nas áreas de estacionamento para caminhões. A Comissão dos Transportes do Parlamento Europeu propôs prazos rigorosos para a construção e abertura de espaços de estacionamento mais seguros em toda a Europa para enfrentar a escassez de motoristas, mas resta saber se isso será suficiente.

Myra McPartlin, diretora comercial da SNAP, enfatiza que a segurança do motorista é crucial para a retenção, juntamente com salários justos e melhores condições de trabalho. O SNAP Access and Security (A&S) está empenhado em garantir a segurança e o bem-estar do motorista. Eles trabalham com parceiros de serviços para melhorar a segurança nas paradas de camiões em toda a Europa, fornecendo aos motoristas, por meio do aplicativo Intruck, todas as informações de segurança necessárias em cada parada para que possam tomar suas próprias decisões sobre onde descansar.

No entanto, apesar da crescente demanda por motoristas, dados do Cedefop preveem um declínio de 1,6% no crescimento do emprego na indústria de "motoristas e operadores de veículos" até 2035. Isso destaca a necessidade urgente de enfrentar a escassez de motoristas e encontrar soluções sustentáveis para o futuro.

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário