Teve um acidente? Esqueça o papel e preencha a declaração amigável no telemóvel
A aplicação e-SEGURNET permite preencher e enviar a declaração de um acidente automóvel utilizando apenas o telemóvel.
Em caso de acidente nem sempre os envolvidos têm consigo uma declaração amigável de acidente automóvel (DAAA), onde se faz a participação do sinistro às seguradoras. Mas o que alguns não sabem é que já não é obrigatório andar com esse papel e que tudo pode ser feito no telemóvel.
No seu formato original, a declaração amigável de acidente automóvel é composta por duas folhas, que devem estar sobrepostas durante o seu preenchimento, para que ambos os condutores possam ficar com uma cópia.
Uma vez preenchida, esta declaração deve ser entregue à seguradora no prazo máximo de sete dias após o acidente, para que as seguradoras dos veículos envolvidos possam entrar em contacto entre si e determinar o culpado do acidente.
Estas declarações em papel são fornecidas de forma gratuita pelas seguradoras e até 2016, eram presença praticamente obrigatória no carro de cada condutor português. Mas já existe uma alternativa 100% digital.
Como funciona a app e-SEGURNET?
A aplicação e-SEGURNET facilita a participação e a comunicação de um sinistro automóvel à seguradora, afirmando-se como uma alternativa à tradicional declaração amigável.
Graças a esta aplicação, desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores, é possível usar apenas o telemóvel para preencher os dados e enviar a declaração para as seguradoras dos condutores envolvidos no acidente.
A plataforma, totalmente gratuita, permite o pré-registo dos dados dos condutores, dos seguros e dos automóveis ou motociclos, tornando assim mais fácil e simples o preenchimento da participação.
Além disso, permite usar a geolocalização e a câmara dos telemóveis para complementar a declaração de acidente, que deve ser apenas preenchida num único dispositivo, independentemente do número de intervenientes no sinistro.
Caso os outros intervenientes também tenham a aplicação instalado no telemóvel a mesma gera um QR Code, que permite partilhar a informação pré-preenchida dos outros intervenientes e dos seus veículos para o dispositivo onde a participação está a ser feita.
Devem sempre validar as informações inseridas pelos outros intervenientes através de um resumo da participação que é apresentado no ecrã e enviado para cada uma das partes por SMS e por e-mail, antes da assinatura da participação.
Como assino a declaração na aplicação?
O processo de assinatura é bastante simples. Receberá um código no seu telemóvel e será esse código, em conjunto com o seu n.º de telemóvel, que deverá colocar na aplicação funcionando como assinatura.
Todos os intervenientes recebem um código nos telemóveis, que devem registar no dispositivo móvel que estiver a ser utilizado para o preenchimento da declaração do acidente.
Caso algum dos intervenientes não queira assinar a participação, deverá indicá-lo através da opção “Não assinar”. A seguradora receberá informação sobre o acidente mas com a indicação expressa de que o interveniente não assinou.
Disponível em Android, iOS e web
Apesar de ter sido lançada em 2016 com suporte exclusivo para dispositivos com Android, a aplicação e-SEGURNET foi alvo de uma importante atualização e passou a ser compatível também com dispositivos iOS (Apple).