Vais ao telemóvel? Cuidado com este radar

Chamam-se ‘radares torre’ e apanham quem vai ao telemóvel.

Depois dos radares de velocidade e de ruído, estes novos equipamentos detetam irregularidades dentro do veículo, do uso telemóvel ao cinto de segurança.

Os radares de velocidade são uma ferramenta muito útil no combate aos excessos na condução, mas empresas em todo o mundo estão a desenvolver equipamentos inteligentes, capazes de atuar em várias outras situações de trânsito. Os ‘radares torre’, assim conhecidos pelo seu formato invulgar e porque estão montados numa posição alta para que consigam oferecer uma imagem clara de tudo o que se passam no interior do habitáculo, através do para-brisas dos carros, podem detetar se vai com o telemóvel ao volante.

Os equipamentos mais avançados conseguem inclusivamente multar o condutor que está o usar o smartphone para fazer chamadas, enviar ou receber mensagens ou simplesmente a consultar a Internet.

Um dos mais evoluídos, atualmente em testes no sul de Londres, e com chegada prevista a outros países ainda no decorrer deste ano, chama-se Redspeed Sentio, usa tecnologia 4D e câmaras de super-resolução para ver dentro do carro, permitindo também controlar o uso do cinto de segurança, entre outras irregularidades.

Radar ‘torre’ da Redspeed consegue ver dentro do carro

Em França, outra empresa conseguiu a aprovação do Mesta Fusion, outra versão do ‘radar torre’, capaz de aplicar 11 multas ao mesmo tempo!

Segundo meios franceses existem no país mais de 1.200 radares destes, estão colocados sensivelmente a quatro metros de altura e têm um alcance de 200 metros. Conseguem controlar diferentes vias em simultâneo e até 32 veículos ao mesmo tempo!

Em Portugal, ainda não existem equipamentos deste tipo nas estradas.

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário