Motociclistas manifestam-se amanhã em todo o país
Os motociclistas portugueses manifestam-se este domingo, 17 de junho, em Lisboa, Porto, Faro, Coimbra e Funchal a partir das 16 horas, contra aquilo que dizer ser a "farsa das inspeções". No Algarve, a manifestação começa em frente ao Estádio do Algarve em direção ao Jardim Manuel Bívar, na cidade de Faro.
Segundo comunicado do Grupo Ação Motociclista - GAM, trata-se de uma medida que o Governo, "pressionado pelo setor que agrega os centros de inspeção automóvel, quer impor de forma despótica, sem a menor coerência e sem qualquer diálogo com as entidades competentes, passando a mensagem de que a Inspeção Periódica Obrigatória (IPO) aos motociclos fará diminuir a sinistralidade".
O GAM defende que todos os anos morrem milhares de utilizadores das estradas portuguesas, entre automobilistas, ciclistas, camionistas, motociclistas e peões. "A segurança nas vias nacionais é posta em causa de forma diária independentemente do veículo utilizado e não foram as IPO's aos automóveis que contribuíram para a redução destes números. Como não o serão para os motociclos", reclama.
O grupo promotor da manifestação deste domingo, adianta que o Governo quer "impor mais uma taxa que servirá para encher os cofres do Estado e de umas quantas empresas privadas, ao invés de aumentar a segurança das estradas portuguesas", tratando-se, conforme explica, "de mais uma taxa travestida de boa-fé que serve apenas para calar interesses económicos pouco claros", tendo em conta que, "documentos científicos, provam que apenas 0,3% dos acidentes têm como causa principal o veículo e as causas dos restantes 99,7% dos acidentes não interessam?", questiona