Colisão entre autocarro e camião causa 15 mortos no Canadá
O autocarro transportava 25 pessoas e as autoridades mobilizaram todos os recursos para o local. Ambos os motoristas estão vivos e foram levados para o hospital.
Pelo menos 15 pessoas morreram e dez ficaram feridas esta quinta-feira no Canadá, após uma colisão entre um autocarro que transportava principalmente idosos e um camião na província de Manitoba, adiantaram as autoridades canadianas.
Rob Hill, comandante da Polícia Montada de Manitoba, referiu que o autocarro transportava 25 pessoas e que as autoridades mobilizaram todos os seus recursos da província para o local.
Dez pessoas foram levadas para hospitais, acrescentou, citado pela agência Associated Press (AP), alertando que o número de vítimas mortais ainda pode aumentar.
Os dois veículos colidiram no cruzamento entre duas autoestradas por volta do meio-dia (17:00 em Portugal) em Carberry, que fica a 170 quilómetros a oeste da capital de Manitoba, Winnipeg.
Ambos os motoristas estão vivos e foram levados para o hospital, acrescentou Rob Lasson, polícia de Manitoba.
"Esta é uma investigação grande e muito complexa. Devemos estar cientes de que pode haver atos criminosos. Não podemos dar mais detalhes neste momento", acrescentou a mesma fonte.
Estações de televisão transmitiram imagens do um grande autocarro a fumegar numa vala perto de um camião de transporte com a frente destruída.
"Foi muito, muito surreal ver a escala do acidente. Eu nunca tinha visto nada assim", destacou à agência France-Presse (AFP) Nirmesh Vadera, que chegou junto ao acidente pouco depois de este ocorrer.
A polícia pediu aos condutores para que evitassem a área e permitissem a passagem de veículos de emergência.
"As notícias de Carberry, Manitoba são incrivelmente trágicas. Envio as minhas mais profundas condolências àqueles que perderam entes queridos e mantenho os feridos nos meus pensamentos", realçou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau.
Já a primeira-ministra de Manitoba, Heather Stefanson, sublinhou estar "com o coração partido ao ouvir a notícia do trágico acidente perto de Carberry", enviando "as mais profundas condolências a todos os envolvidos".
O acidente é semelhante ao desastre de um autocarro em 2018 na província vizinha de Saskatchewan, que matou 16 pessoas de uma equipa de hóquei no gelo