Jovem morre em despiste automóvel
Uma jovem com cerca de 20 anos morreu na sequência de um despiste automóvel. O condutor e namorado da vítima terá abandonado o local.
Uma jovem de 19 anos de idade, de Vila Velha de Ródão, morreu na sequência do despiste do veículo ligeiro em que seguia, na Estrada Nacional (EN) 240, ao quilómetro 2.1, em Escalos de Baixo, Freguesia de Escalos de Baixo e Mata, no concelho de Castelo Branco.
O alerta chegou ao Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Beira Baixa às 00H20 de segunda-feira, dia 17 de abril, por uma tripulação de bombeiros da corporação albicastrense que, ao circular na mesma via em serviço, se deparou com o acidente, tendo prestado os primeiros socorros à vítima, até à chegada da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM, que realizou todas as manobras protocoladas, mas que acabou por declarar o óbito da jovem no local.
O condutor da viatura, um jovem de 23 anos com quem a vítima manteria um relacionamento amoroso, terá abandonado o local, mas de manhã o próprio terá acionado o socorro e foi conduzido pelo INEM ao Hospital Amato Lusitano, em Castelo Branco, por apresentar ferimentos.
Comando Territorial da GNR de Castelo Branco esclareceu ao Reconquista que os militares do Destacamento de Trânsito terão chegado à identificação do condutor, ainda no local do acidente, após algumas diligências, pois o jovem deixou os documentos na viatura, mas a identificação presencial só aconteceu durante a manhã, quando o INEM foi acionado pelo jovem, para se dirigir à unidade hospitalar. Atendendo a que o jovem ficou internado, os militares do Núcleo de Investigação Criminal de Acidentes de Viação (NICAV) vão ter de aguardar que tenha alta para prosseguir com os trâmites inerentes a este tipo de situação, o que pode passar pela sua constituição como arguido e proceder à reconstituição possível do acidente, para apurar todas as circunstâncias do mesmo.
Recorde-se que a EN 240 esteve interrompida nos dois sentidos enquanto decorreram os trabalhos de socorro e limpeza, mas de manhã a circulação já estava restabelecida. No local, para prestar socorro estiveram 11 operacionais, apoiados por cinco viaturas, entre Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, INEM e GNR. As autoridades vão agora investigar as circunstâncias em que aconteceu este acidente.