Nove anos de prisão para camionista residente em Espanha, por tráfico de imigrantes clandestinos

Um motorista de camião romeno foi condenado a nove anos de prisão  pelo Tribunal de Bournemouth na Inglaterra, depois de traficar imigrantes para o Reino Unido. Marinel Dănuţ Palage supostamente escondeu os refugiados atrás de seu camião frigorífico  carregando espinafres.


O camionista  romeno de 31 anos, residente na Espanha, fazia parte de um grupo de cinco traficantes de pessoas. De acordo com os investigadores, Marine Danut Palage, Jamal Saied, 38, Hemin Salih, 37, Pshtewan Ghafour, 37, e Kamaran Kader, 44, recebiam os clandestinos  no norte da França, colocavam-nos no camião e eles entravam na Grã-Bretanha pelo porto de Portsmouth.


Os clandestinos foram então levados para a zona industrial em Runcton, perto de Chichester, West Sussex, onde outros motoristas iriam buscá-los e transportá-los para Midlands e norte da Inglaterra. 


Palage e os outros quatro foram presos em março de 2019, após uma investigação de quatro anos da Agência Nacional de Crimes. Durante uma busca no camião, a polícia encontrou sacolas plásticas contendo várias dezenas de milhares de libras. O dinheiro estava escondido atrás do tacógrafo.


O camionista  teria sido o cérebro do grupo criminoso. 


"Este grupo de contrabando de pessoas se contentou em colocar migrantes vulneráveis, incluindo crianças, na traseira de camiões refrigerados por horas a fio durante perigosas travessias do Canal da Mancha. Fica claro pelas evidências que descobrimos que seu único motivo era o lucro, sem levar em consideração a segurança dos migrantes", disse o comandante da filial da NCA, Richard Harrison.


Durante o julgamento, o juiz disse que Palage não demonstrou remorso ou arrependimento por suas ações. Ele e Pshtewan Ghafour, pai de três filhos, condenado a 5 anos de prisão por seu papel na organização, foram considerados culpados de conspirar para facilitar a imigração ilegal.

Categoria:Geral