Situação tensa na A9: 200 manifestantes bloqueiam a portagem de Boulou na fronteira com Espanha

A mobilização  contra a reforma da previdência não esmorece. Na manhã desta quinta-feira, cerca de 200 pessoas intervieram na auto-estrada A9 na portagem de Boulou, não muito longe da fronteira com Espanha.


 A autoestrada  está fechada nos dois sentidos. A Vinci Autoroutes informa que a saída é obrigatória para veículos ligeiros em Perpignan Sud (saída n°42) no sentido Espanha e em La Jonquera do lado espanhol no sentido Espanha-França.


Os manifestantes, que haviam anunciado essa ação, chegaram por volta das 7h30 para pegar todos as postagens . Resolveram bloquear o trânsito pelo menos até as 9h30, indicam nossos colegas do Independiente. 


Algumas tensões surgiram entre os motoristas bloqueados e os manifestantes: "Vocês não são ninguém para nos bloquear!" ou "Eu esmago todo mundo", dizem os jornalistas presentes no local. Muitos gendarmes estão presentes.


O bloqueio provocou rapidamente abrandamentos significativos, apesar das saídas obrigatórias a montante, do lado francês e do lado espanhol. Todos os dias, milhares de veículos pesados ​​atravessam a fronteira.


Ontem à noite, o Senado aprovou o artigo 7 da reforma da previdência que aumentará a idade de aposentadoria de 62 para 64 anos. O texto será debatido durante a semana em comissão mista que reúne deputados e senadores para chegar a um acordo sobre o texto. O próximo dia de ação sindical contra a reforma previdenciária acontecerá no sábado, 11 de março, com novas ações em toda a França.


A mobilização desta quinta-feira reuniu entre 1,28 milhões e 3,5 milhões de manifestantes, segundo dados da Polícia e da CGT.

Categoria:Geral