Efeitos no tráfego da AP-9 devido às obras da ligação Orbital de Santiago de Compostela
O Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (Mitma) está executando as obras da ligação Orbital entre a AP-9 e a A-54, localizada no quilômetro (km) 64,5 da AP-9, no município de Santiago de Compostela (província da Corunha). Para garantir a segurança dos usuários e trabalhadores, será necessário bloquear o trânsito nas duas vias da AP-9 nas imediações da referida ligação, a partir de hoje, sexta-feira, 3 de março, às 22h, até segunda-feira, 6 de março, às 06h00, sem parar.
Durante o corte, serão realizadas obras de demolição do vão central de um dos viadutos existentes na AP-9 no km 64.760, a cerca de 200 m da futura ligação em questão. A demolição dessa estrutura dará lugar à construção de um novo viaduto com maior vão e seção transversal, além de bitolas horizontais e verticais mais elevadas. A nova passagem será localizada no mesmo local que a existente, dando continuidade à rua Murcia do polo industrial A Sionlla.
A fim de manter a continuidade e fluidez do tráfego na área, serão viabilizados desvios alternativos através dos ramais já pavimentados da nova ligação Orbital, devidamente sinalizados. Especificamente, haverá redução gradativa de duas faixas para uma no tronco da AP-9, da margem esquerda para a direita, com obrigatoriedade de caminhada pelos ramais de ligação. Adicionalmente, será reforçada a sinalização vertical da obra com o apoio dos painéis de mensagem variável existentes na AP-9, bem como a instalação de sinalização de obra nos pontos de partida do desvio em ambos os sentidos da auto-estrada.