Camião elétrico foi de Valência a Zurique carregado com 20 toneladas de laranjas em uma viagem de 3.000 km

Camião elétrico foi de Valência a Zurique carregado com 20 toneladas de laranjas em uma viagem de 3.000 km

Aos poucos, os camiões elétricos estão ultrapassando o mito de que o transporte de longa distância é impossível e que outras tecnologias serão necessárias para alcançá-lo. E é que há algumas semanas, a empresa de logística suíça Krummen Kerzers completou uma viagem entre Valência e Zurique com um camião carregado com laranjas valencianas, que chegaram sem problemas ao seu destino na cidade suíça.


A empresa divulgou a notícia de que no final de janeiro deste ano eles concluíram uma viagem com um camião elétrico. Este modelo levou 20 toneladas de laranjas de Valência, para Zurique , em uma viagem de 3.000 quilómetros em um caminhão elétrico Volvo FH de 40 toneladas.


“ A viagem à Espanha estabelece novos padrões. Estamos confiantes de que os camiões elétricos farão parte da vida em rotas de longa distância dentro de alguns anos ”, disse Peter Krummen, co-CEO da Krummen Kerzers.


Por sua vez, de acordo com Boris Jost, da Casa del Mas: « Há anos transportamos nossas frutas com Krummen Kerzers. Além do cultivo orgânico de nossas frutas, o transporte sustentável para a Suíça é importante para nós. Estamos, portanto, particularmente satisfeitos com o sucesso do teste com o camião elétrico ."


De acordo com Krummen Kerzers, ser capaz de completar este marco em condições reais e no auge do inverno exigiu um planejamento preciso e uma estreita cooperação entre o cliente e a empresa de transporte.


De acordo com os dados do Google Maps, uma viagem de Kerzers a Barcelona é basicamente factível, mas os últimos 450 quilómetros até Canais foram os mais complicados porque existem apenas algumas estações de carregamento rápido no percurso, ao qual se soma a dificuldade de acesso com um camião dessas características.


Segundo os camionistas espanhóis consultados para apoiar na rota, eles deram um claro repúdio à ideia: o projeto era "impossível" . Os camiões a diesel estariam preparados para ajudar os suíços quando o camião elétrico parasse sem carga.


Tendo em vista que a maior dificuldade seria completar os locais com poucos pontos de carregamento , um dos desafios tem sido encontrar o motorista certo para a tarefa de aproveitar ao máximo a energia das baterias deste camião. Alguém capaz de estudar a orografia e dirigir da forma mais eficiente possível. Além disso, tinha que ser alguém capaz de lidar com imprevistos como não poder carregar nos locais estabelecidos.


O escolhido foi Balint Schnell, com cinco anos de empresa, mas que nunca havia dirigido um caminhão elétrico e também nunca havia descido à Espanha com um camião.


O resultado foi que sem algumas dificuldades, e sobretudo com muito interesse e curiosidade por parte dos restantes camionistas, o veículo conseguiu cumprir o seu objetivo . 

Uma viagem recorde que põe na mesa que é possível fazer longas viagens com um camião elétrico , mas que para torná-lo viável em larga escala exigirá uma expansão significativa das redes de carregamento rápido.


Algumas redes que também terão que se adaptar às características físicas desses veículos , mas também no aspecto económico terão que se adaptar para oferecer cargas mais baratas que convençam os profissionais a iniciar a transformação de suas frotas.

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário