A Ertzaintza vai fiscalizar camiões e autocarros, com atenção especial aos tacógrafos
A Ertzaintza fará uma campanha de monitoramento e controle de camiões e autocarros no País Basco de 13 a 19 de fevereiro e de 27 de fevereiro a 5 de março, dando especial atenção aos tacógrafos.
Será fiscalizado se funcionam corretamente e se foram manipulados para falsificar os registros e fugir do controle policial, algo que é considerado crime de falsificação de documento oficial.
Outro dos objetivos é controlar os tempos de condução e repouso, para verificar se existem infrações tanto por exceder as horas permitidas de condução, como por não fazer as pausas estipuladas.
No caso de camiões, também será verificado se a carga ultrapassa o peso permitido e se está bem amarrada. Nos autocarros, será monitorado se os passageiros usam o cinto de segurança.
Estas campanhas respondem aos objetivos do Plano Estratégico de Segurança Rodoviária e Mobilidade Segura e Sustentável 2025, que, nas palavras da Diretora de Trânsito do Governo Basco, Sonia Díaz de Corcuera, "enfatiza a redução da sinistralidade promovendo a segurança rodoviária, a fluidez no trânsito e na mobilidade com base na corresponsabilidade institucional e cidadã”.