Vinte e nove imigrantes "indianos" encontrados em um camião em Borgonha (França): o motorista fugiu
O camião foi interceptado na tarde de quinta-feira na autoestrada A6. O motorista ainda é procurado. O facto ocorreu na tarde de quinta-feira, quando os gendarmes efetuaram um controlo na autoestrada A6, em Merceuil, na Côte-d'Or.
Enquanto o motorista e seu passageiro fugiam, os soldados descobriram que 29 migrantes estavam empilhados na parte de trás em vez da carga. Muito rapidamente, um importante dispositivo foi acionado, reforçado por um helicóptero, para tentar localizar os dois fugitivos sem sucesso.
Ao mesmo tempo, foi aberta uma investigação para determinar a nacionalidade dos imigrantes. Sem documentos de identidade, eles fingem ser índianos. Acompanhado pelo France 3 na manhã desta sexta-feira, o promotor de Dijon, Olivier Karacotch, confirmou "a ausência de notificação de prisão", "sem especificar a nacionalidade" dos imigrantes detidos. A prefeitura especificou que todos foram colocados em detenção administrativa.
Esta não é a primeira vez que imigrantes são encontrados na traseira de um camião. Tornou-se até uma rota para cruzar a França e chegar a Calais, a última paragem antes da Inglaterra.
Na semana passada, sexta-feira, 30 de dezembro, 33 migrantes foram encontrados em um camião interceptado pela gendarmaria na cidade de Avançon. De nacionalidade afegã, paquistanesa e indiana e encontrando-se em situação irregular, foram obrigados a abandonar o território francês após procedimento administrativo.