MULHER É MULTADA EM 1700 EUROS POR ATIRAR CIGARRO PELA JANELA DO CARRO
Quantas e quantas vezes já passaste por condutores que fumam dentro do carro e que, de seguida, atiram as beatas para o exterior? Muitos fazem-no por desconhecimento de que estão a infringir uma lei ou que podem colocar em perigo outros condutores e até o meio ambiente!
A verdade é que é proibido atirar objetos ou seja o que for para o exterior do veículo e quem o confere é mesmo o Código da Estrada, mais propriamente, o artigo 79.º - Poluição do solo e do ar.
Tal como é proibido em Portugal, também esta é uma ilegalidade no Reino Unido e um condutor ficou a saber da pior maneira possível.
Há alguns dias, um condutor foi apanhado por agentes da região Barking e Dagenham, em Londres, a atirar um cigarro pela janela do seu carro.
O veículo seguiu o seu caminho, mas a polícia tomou nota da matrícula. Chegaram à conclusão de que se tratava de um carro em nome de uma mulher chamada Maurine Bateesa.
Conseguiram chegar ao contacto com a condutora, mas a mesma recusou fornecer detalhes sobre quem estava a conduzir o carro, tal como escreveu o jornal britânico Metro
Seguiram-se uma carta e uma notificação da acusação, mas como a mulher não respondeu o caso foi encaminhado para tribunal.
E como, mais uma vez, "não entrou com uma alegação no Tribunal do Barkingside Magistrates, foi condenada a pagar uma multa de 600 libras, bem como custos de 840 libras ao Conselho de Barking e Dagenham e uma sobretaxa de 66 libras", tal como explicou o site LadBible.
O total da multa foi de 1506 libras - cerca de 1702 euros -, que a mulher se viu obrigada a pagar.
A região de Barking e Dagenham tem uma abordagem de "tolerância zero" para este tipo de ações e um dos vereadores provou-o ao dizer que "não importa se é uma beata ou um saco de plástico", mas sim que "essa pessoa está a mandar lixo para o chão".
Para o vereador Syed Ghan, citado pelo jornal britânico Metro, este "é um ato criminoso e não vamos tolerar que as pessoas tratem o nosso bairro como um depósito de lixo".
No Reino Unido, impera o esforço de minimizar as beatas deitadas para o chão, mas há outros países que implementaram medidas drásticas. É o caso da Nova Zelândia, que proibiu a venda vitalícia de tabaco para quem nasceu a partir de 2009.