Empresa com 1.200 camiões e mais de 2.100 funcionários fecha as portas nos Estados Unidos
A gigante Central Freight Lines, uma empresa com 96 anos de idade, tendo uma frota de cerca de 1.200 camiões e mais de 2.100 funcionários, enviou uma notificação para os trabalhadores, e clientes, anunciando o encerramento completo das operações em todo o país.
A falência da gigantesca empresa é a segunda em dois anos, depois da Celadon, uma das maiores empresas do país, anunciar a falência em 2019. Para a CFL, os motivos foram o endividamento muito alto, com anos seguidos de prejuízos, o que acabou com a rentabilidade de todas as operações da transportadora.
A partir de hoje, a empresa não fará a coleta de mais nenhum frete, e, até o dia 20, todas as mercadorias que ainda estejam em transporte serão entregues. Aparentemente, a empresa não tem planos de pedir ajuda do governo ou recuperação judicial, e deve mesmo desaparecer do mercado
Há cerca de um ano, a equipe executiva da empresa foi reorganizada, em um esforço para voltar a lucrar. Houve tentativas de venda da empresa, mas os interessados tinham interesse em compra de partes, e não da empresa em sua totalidade, o que não resultou em um fechamento de negócio.
Com 65 filiais espalhadas por todos os estados dos Estados Unidos, a empresa contava com 1.325 camionistas, e todos foram demitidos. Apesar da notícia ser dada de forma inesperada, a empresa afirmou que vai pagar todos os funcionários corretamente. Quando a Celadon encerrou as operações, dezenas de camionistas ficaram longe de casa, sem dinheiro e informações sobre o que fazer.
Confira a nota da empresa na íntegra abaixo
Fazemos este anúncio com o coração pesado e com extremo pesar porque a empresa não pode continuar depois de quase 100 anos em operação. Gostaríamos de agradecer a nossa excelente força de trabalho por perseverar e por completar profissionalmente a desaceleração, apoiando uns aos outros. Além disso, agradecemos aos nossos clientes, fornecedores e outras partes interessadas por sua lealdade e apoio.
A Empresa explorou todas as opções disponíveis para manter as operações em andamento. No entanto, os prejuízos operacionais minaram todas as fontes restantes de liquidez, e os passivos da empresa excedem em muito seus ativos, os quais estão sujeitos como pagamento em favor de vários credores.
Apesar dos esforços diligentes, a empresa não conseguiu obter compromissos para financiar as operações em andamento, encontrar um comprador para todo o negócio ou financiar uma reorganização. Dados os recursos remanescentes limitados, a Empresa concluiu que a melhor alternativa era uma liquidação segura e ordenada. À medida que concluímos o processo de liquidação, nosso objetivo principal será oferecer a transição mais suave possível para todas as partes interessadas, ao mesmo tempo em que maximizamos a quantia disponível para aplicar nas obrigações da Empresa.
A Central Freight Lines está em negociações para vender uma parte substancial de seus equipamentos. Além disso, a Central Freight está coordenando com outras transportadoras regionais para oferecer aos seus funcionários oportunidades de se candidatarem a outros empregos em sua área. As discussões estão em andamento e nenhuma compra de ativos ou oferta de emprego é garantida.