Camião que rastreia Insuficiência Cardíaca, saiba aonde vai estar no próximo mês
Entre os dias 5 e 26 de janeiro, a cidade da Amadora participa no rastreio Porthos, o maior estudo científico para conhecer os números da insuficiência cardíaca em Portugal.
Este projeto é promovido pela Sociedade Portuguesa de Cardiologia, com a Astrazeneca e em parceria com a Nova Medical School, e tem como objetivo caracterizar a população que sofre desta doença para auxiliar no planeamento de estratégias de organização de cuidados e políticas em saúde, com vista à melhoria da qualidade de vida dos portugueses. Consiste na realização de exames médicos a pessoas com idade igual ou superior a 50 anos.
O município da Amadora associa-se a este projeto, apoiando a sua concretização no terreno. O camião do estudo Porthos estará instalado no Parque Central da Amadora, junto ao campo polidesportivo e receberá cerca de 250 utentes, previamente convocados pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da Amadora.
Esta unidade de rastreio funcionará de segunda a sábado, entre as 8h30 e as 19h00, e aos domingos, entre as 9h30 e as 13h00.
Estima-se que em Portugal possam existir 400.000 pessoas com Insuficiência Cardíaca (IC). No entanto, esta estimativa baseia-se nos resultados de um estudo que foi desenvolvido há mais de 20 anos e desde então verificaram-se várias alterações demográficas, sociais, económicas, políticas e culturais que influenciaram a ciência, a investigação e a medicina. Por outro lado, devido ao aumento da esperança média de vida e ao estilo de vida atual das populações, a incidência da IC tem tendência para aumentar. Por estas razões, efetuar um novo estudo para caracterizar a população portuguesa com IC é urgente, de forma a adequar as melhores práticas e evidências à prevenção, ao cuidado e ao tratamento da IC.
Se foi convocado, participe neste estudo!
Saiba mais informações em https://www.batecertocoracao.pt/