Volvo Trucks reduz consumo de combustível em 18% em testes
Um novo teste independente feito na Alemanha no veículo bandeira da Volvo em termos de eficiência de combustível, o recentemente atualizado Volvo FH com i-Save, mostrou que consome quase 18% menos combustível em comparação com o mesmo teste de há quatro anos.
O consumo de AdBlue tornou-se cada vez mais importante para o custo total de propriedade. No recente teste realizado pela revista alemã independente Trucker, o Volvo FH 460 de 32 toneladas com I-Save fez um percurso de 343 km de estradas públicas, incluindo uma variedade de autoestradas, terrenos montanhosos e estradas mais apertadas.
Quando comparado com o mesmo teste feito em 2018 – antes de a Volvo introduzir o pacote de poupança de combustível I-Save – o volvo FH 460 testado com I-Save alcançou uma impressionante redução combinada de 18% no consumo de gasóleo e AdBlue, utilizando uma média de apenas 21,48 L/100km.
"Os efeitos do pacote I-Save, utilizando melhorias avançadas no motor turbo compound, um novo software mais inteligente e aerodinâmica refinada, somam-se para dar um uso de combustível muito eficiente. Este teste independente é mais uma prova sólida do grande e positivo impacto que a I-Save tem no consumo de combustível", diz Helena Alsiö, Vice-Presidente de Gestão de Produtos da Powertrain na Volvo Trucks.
Baixo consumo AdBlue cada vez mais importante
Historicamente, o custo da AdBlue tem recebido pouca atenção. Isto mudou drasticamente à medida que os preços deste aditivo aumentaram mais de 100% em muitos mercados. No novo teste, a Volvo conseguiu também manter o consumo AdBlue 6% abaixo do consumo de gasóleo.
"A economia total de combustível, que inclui tanto o gasóleo como a AdBlue, tornou-se cada vez mais importante para o custo total de propriedade. Focamo-nos sempre em manter o custo total do combustível o mais baixo possível", continua Helena Alsiö.
Motores eficientes – chave para reduzir as emissões de CO2
Mesmo que o objetivo da Volvo Trucks seja que os camiões elétricos sejam responsáveis por metade das suas vendas globais de camiões em 2030, o motor Diesel continuará a desempenhar um papel importante na redução das emissões de CO2. Uma maior eficiência proveniente destes novos avanços I-Save na linha de tração é uma forma importante de contribuir para reduzir as emissões de CO2. O motor Turbo Compound também está certificado para funcionar em HVO100, um gasóleo renovável sob a forma de óleos vegetais hidrogenados, que reduz drasticamente as emissões de CO2.
Factos sobre o teste e o camião:
O teste foi realizado por Jan Burgdorf, das revistas Trucker e VerkehrsRundschau, na Alemanha.
Distância total do percurso de ensaio: 343 km. A rota é utilizada para testar os camiões de diferentes fabricantes numa ampla gama de condições.
Peso bruto da combinação: 32 toneladas.
Definir velocidade no controlo de cruzeiros: 85 km/h.
Camião testado 2022: Volvo FH 460 com I-Save, terceira geração. Euro 6.
Camião testado em 2018: Volvo FH 460. Euro 6.
Velocidade média:
o 2022: 79.9 km/h
o 2018: 79.8 km/h
Consumo de combustível, incluindo AdBlue*:
o 2022: 21.48 L/100km. Consumo adBlue em % do gasóleo: 6,2%
o 2018: 26.15 L/100km
Fonte: revista Eurotransporte