Yvelines: 70 agentes mobilizados para "o plano de neve" na A10 e na portagem de Saint-Arnoult
Enquanto os primeiros flocos já caíram, a neve ainda é anunciada esta semana. Vinci Autoroutes diz que está pronto, como pudemos verificar no local. Algo para tranquilizar os motoristas.
A neve é anunciada para o meio da semana, mas não entre em pânico nas estradas. A Vinci Autoroutes acaba de anunciar o lançamento do seu “plano de neve”, que diz respeito em particular à A10 e à portagem de Saint-Arnoult (Yvelines), a maior portagem da Europa com cerca de 80.000 veículos diários.
Quase 70 agentes já estão mobilizados no departamento, enquanto a região de Paris já viu os primeiros flocos de neve caírem na segunda-feira, 5 de dezembro. Em contato constante com a Météo France e equipado com cerca de trinta limpa-neves na Île-de-France, o sistema Vinci Autoroute é complementado por 54 câmeras de vigilância posicionadas entre Saint-Arnoult e Paris.
Na A10, as primeiras intervenções aconteceram no início da semana passada. “Durante a noite de terça para quarta-feira, houve as primeiras geadas da manhã, então colocamos em prática nosso sistema preventivo. Ou seja, salgamos as estradas com uma mistura de sal sólido e salmoura”, explica Jean-Baptiste Jouannic, chefe do distrito Île-de-France de Vinci Autoroutes. Outras operações do mesmo tipo aconteceram neste fim de semana.
No caso de nevadas mais fortes, conforme anunciado na quarta-feira, “vários veículos de limpeza (comboio)” assumirão o controle. Essas máquinas equipadas com lâminas de ferro para empurrar a neve na beira da estrada passam uma após a outra, a cada meia hora.
“Se os cruzares no caminho, é terminantemente proibido pelo Código da Estrada ultrapassá-los, as lâminas que têm podem ser muito perigosas”, recorda Jean-Baptiste Jouannic.
Para que os agentes estejam melhor preparados para estes episódios de neve, nada menos que 9.000 horas de treinamento são ministradas anualmente pela Vinci Autoroutes. Concretamente, quando um agente chega à empresa, segue durante vários dias um curso de formação em plano de neve. A cada ano, ele receberá um treinamento de reforço por um a dois dias.