O trabalho de camionista: Pouco se fala sobre quantas horas você tem para se dedicar a esse trabalho.
O trabalho do camionista supera significativamente o trabalho em tempo integral, mas todos falam apenas sobre o valor dos ordenados.
Ou seja, em toda a Europa, a mídia fica feliz em escrever sobre os salários dos camionistas. Pouco se fala sobre quantas horas você tem para se dedicar a esse trabalho. Vejamos isso com um exemplo muito simbólico, vindo do país com a semana padrão de trabalho mais curta.
Existem apenas quatro países em toda a União Europeia onde a semana de trabalho padrão é de 35 horas, o que representa uma média de 7 horas por dia. Estes são a Suécia, Irlanda, Luxemburgo e França. E foi na França que foi feito um estudo que mostrou como os camionistas se saem nesse contexto.
Claro, não se fala em um trabalho de 35 horas aqui. Em vez disso, o camionista francês trabalha em média 45 horas e 44 minutos, quase 30% a mais do que as regras padrão. Além disso, o resultado francês foi significativamente subestimado pelos motoristas de longa distância, que são particularmente numerosos lá. No entanto, quando são considerados apenas os condutores de longa distância, que em média ultrapassam os 500 quilómetros por dia, verifica-se que até 60 por cento deles trabalham mais de 48 horas por semana.
Se uma pesquisa semelhante fosse realizada no restante da UE, as estatísticas poderiam ser ainda maiores. Afinal, nossos motoristas costumam conduzir por muito mais tempo, ao contrário dos franceses, que costumam fazer transporte internacional.