Reino Unido inicia Operação Bloco na próxima segunda-feira, antes do período natalício
A Organização Internacional dos Transportes Rodoviários (IRU) comunicou à Confederação Espanhola de Transporte de Cargas (CETM) que o Reino Unido lançará a Operação Bloco a partir de segunda-feira, 12 de dezembro, devido ao período natalício e ao elevado número de passageiros esperados.
A Operação Brock faz parte de uma série de medidas para melhorar a resiliência de Kent e garantir o fluxo livre de tráfego na região em caso de interrupção dos serviços no Canal da Mancha. Para garantir a implantação segura do sistema de contrafluxo, o M20 será fechado da seguinte forma:
•Das 21h00 de quarta-feira, 7 de dezembro, às 6h00 de quinta-feira, 8 de dezembro: M20 em direção à costa entre os cruzamentos 7-9.
• Das 21:00 de quinta-feira, 8 de dezembro, às 6:00 de sexta-feira, 9 de dezembro: M20 em direção a Londres entre os cruzamentos 9-8.
• Das 21h00 de sexta-feira, 9 de dezembro, às 06h00 de sábado, 10 de dezembro: M20 em direção à costa entre os cruzamentos 7-9.
• Das 21h de domingo, 11 de dezembro, às 6h de segunda-feira, 12 de dezembro: M20 em direção a Londres entre os cruzamentos 9-8 e M20 em direção à costa entre os cruzamentos 7-9.
De referir que os desvios estarão totalmente sinalizados enquanto a M20 estiver encerrada durante a noite. Quando a M20 reabrir às 6h da segunda-feira, dia 12 de dezembro, a operação Brock backflow estará em operação e todos os sinais devem ser seguidos.
Esses horários foram escolhidos para minimizar os transtornos aos usuários da estrada. Assim que a barreira estiver instalada, todos os veículos pesados de mercadorias que viajam para o Porto de Dover ou Canal da Mancha terão de seguir os sinais para se juntar ao Bloco de Operações na junção 8 da M20.
Os HGVs com destino à UE que não respeitam a sinalização e tentam usar outra rota para o Túnel da Mancha ou o Porto de Dover arriscam uma multa de £ 300. Eles também serão enviados para o final da fila pela polícia ou aplicação da lei, desperdiçando tempo, combustível e dinheiro.
Isso inclui tentar evitar o M20 usando o M2/A2 em Brenley Corner. Todo o outro tráfego com destino à costa - incluindo frete local e motoristas de automóveis que se dirigem ao continente - deve seguir as placas e cruzar para entrar no contrafluxo da rodovia M20 com destino a Londres.
Qualquer pessoa que planeje usar o Canal da Mancha e o Porto de Dover é aconselhada a planejar suas viagens antes de partir.
Devem também reservar mais tempo para as suas viagens e certificar-se de que estão preparados para atrasos, pelo que devem ter combustível suficiente, agasalhos, comida e bebida.