ANSR, GNR e PSP lançam campanha para alertar para excesso de velocidade

A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) lançam na segunda-feira a campanha 'Viajar sem pressa', que pretende alertar para os riscos da condução em excesso de velocidade.


Acampanha, que se insere no Plano Nacional de Fiscalização deste ano, decorre entre os dias 14 e 21 deste mês e "tem como objetivo alertar os condutores para os riscos da condução em excesso de velocidade", refere um comunicado conjunto das três entidades, que alerta que esta é "uma das principais causas dos acidentes nas estradas e é responsável por mais de 50% das infrações registadas".


As três entidades assinalam que a probabilidade de mortos em atropelamento à velocidade de 30 quilómetros por hora é de 10%, subindo para 50% quando a velocidade aumentar para 50 quilómetros por hora.


A ANSR vai efetuar ações de sensibilização dos condutores em todo o território nacional, enquanto PSP e GNR estarão presentes com operações de fiscalização em vias e acessos com grande fluxo rodoviário.


Estão previstas ações no Bombarral (segunda-feira, dia 14, às 08:00, nas portagens da A8, e dia 21, às 13:30, no IP 7, junto à Ameixoeira), Setúbal (terça-feira, às 09:45, na EN10), Faias (quarta-feira, às 08:00, na EN4), Entroncamento (quinta-feira, às 10:15, na rotunda das Oliveiras) e Porto Alto (sexta-feira, às 08:00, na EN118.


Categoria:Geral