Neve fecha várias estradas e provoca complicações no trânsito no bloco dos Pirenéus
Os primeiros nevões causaram interrupções no tráfego em todo o maciço dos Pireneus. Várias passagens e acessos a Andorra estão fechados a partir de sexta-feira à tarde. As coisas devem melhorar neste fim de semana.
Tenha cuidado se você quiser ir para a montanha neste fim de semana. A neve que caiu desde 3 de novembro está causando condições de tráfego difíceis a partir dos 1200m e algumas estradas foram fechadas.
A Météo France tinha anunciado. A neve está de volta! Na noite de 3 para 4 de novembro de 2022, ocorreu um episódio de neve. Um leve cobertor branco cobriu toda a cadeia dos Pireneus. Uma boa camada de neve em pó se estabeleceu mesmo a partir de 1.800m, como você pode ver neste vídeo em Cauterets, nos Altos Pirenéus.
Esses primeiras nevões não deixam de ter consequências para as condições de tráfego em todo o maciço.
Na manhã desta sexta-feira, várias auto-estradas estavam fechadas ao tráfego. Em Hautes-Pyrénées, agora é impossível chegar ao Col du Tourmalet. O acesso ao Port de Balès, à Route des Lacs e à Route de Rioumajou também são proibidos até que as boas condições de tráfego sejam restabelecidas.
Também em Ariège, o acesso a Andorra pela estrada nacional 20 está fechado a partir de Hospitalet-près-l'Andorre. O único acesso possível a Andorra neste sábado é o túnel Puymorens. Os equipamentos de inverno serão entregues neste sábado, 5 de novembro, para acesso ao túnel Aragnouet-Bielsa.
No entanto, essas condições de inverno não devem durar. Ainda é esperada alguma queda de neve acima de 1.200 metros nos Pirineus, de acordo com o Météo France.
Mas com o passar das horas, o cinza dará lugar ao sol no sudoeste. Espera-se um forte degelo em altura à tarde na cadeia dos Pirinéus. Então dicas para os fãs. para aproveitá-lo, é agora.
No entanto, tenha cuidado nas estradas. E lembre-se que novos regulamentos entraram em vigor.
Entre 1 de novembro de 2022 e 31 de março de 2023, é obrigatório equipar o veículo com pneus de inverno ou correntes ou mangas de neve, em determinados municípios da serra.