Motoristas Cabo Verdianos aproveitam a falta de motoristas em Portugal

Alsa Todi prestes a reforçar serviço com 74 novos motoristas

Esmagadora maioria é de Cabo Verde. Autoridades já emitiram vistos. TML espera oferta de serviço a 100% a partir da próxima semana

A Alsa Todi está a preparar-se para assegurar 100% da oferta de transporte público rodoviário em Setúbal, Palmela, Moita, Montijo e Alcochete já a partir da próxima semana. A operadora tem garantida a entrada de 74 novos motoristas ao serviço, a maior parte contratada em Cabo Verde.

“Entre os que já estão em formação e [os] que vão entrar, a Alsa Todi tem um reforço de 74 novos motoristas, que se juntam aos mais de 300 da sua equipa”, disse fonte da empresa


Rui Lopo, administrador da Transporte Metropolitanos de Lisboa (TML), avançara na última quarta-feira, em audição na Assembleia Municipal do Montijo, que nesse mesmo dia “50 motoristas” contratados no exterior do País já tinham recebido a documentação necessária para poderem começar a desempenhar funções.

A informação é agora confirmada pela mesma fonte da operadora, sem, no entanto, revelar se o número corresponde ao divulgado por Rui Lopo.

“A Alsa Todi reconhece o empenho das autoridades na emissão de vistos em relação aos novos motoristas oriundos de Cabo Verde, que surgem aproveitando a possibilidade dada pelo diploma relativo ao uso em Portugal das cartas de condução por parte dos detentores de títulos emitidos pelos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”, explicou.

Ainda de acordo com esta mesma fonte da Alsa Todi, estes motoristas “são essenciais para a operação”, sendo que a média da sua formação “tem uma duração de duas semanas”.

A falta de mão-de-obra especializada em Portugal é o motivo alegado para o recurso da operadora à contratação no exterior do País.


Categoria:Geral

Deixe seu Comentário