Revelada a nova Ducati Panigale V4R

Com o objetivo de aproximar os pilotos de estrada mais do que nunca da moto vista deixando seus oponentes nas retas por Álvaro Bautista no topo do Campeonato Mundial de Superbike, a Panigale V4 R 2023 traz ainda mais potência ao seu equivalente de estrada.

As limitações impostas aos fabricantes de motocicletas devido às rígidas regras de emissões Euro 5 significam que, em sua forma padrão, o novo motor Desmosedici Stradale R de 998 cc é na verdade uma redução no desempenho da iteração anterior. Uma potência máxima de 218PS (160kW) a 15.500rpm é 15PS menor do que antes, mas pode ser aumentada para seu potencial máximo de 237PS (174kW) quando equipado com um escapamento de corrida.

A potência total pode ser estendida ainda mais para 240PS (177kW) com o uso de um óleo especial dedicado, desenvolvido pela Ducati Corse e Shell. Reduzindo o atrito mecânico em 10%, o óleo é inspirado nos aditivos de corrida vistos nos motores de MotoGP e World Superbike equipados com embreagens secas.

Exibindo seu pedigree de corrida, a Panigale V4 R 2023 opera com as mesmas relações de transmissão usadas pelas motos que competem no Campeonato Mundial de Superbike, enquanto os pistões da Desmosedici Stradale R têm um tratamento de superfície Diamond Like Carbon, visto na MotoGP e na Fórmula 1. O tratamento, que reduz o atrito e o peso, é visto pela primeira vez em um motor de mota de estrada.

Com uma montanha de potência à sua disposição, os pilotos terão mais controle do que nas edições anteriores da Panigale V4 R através de dois novos modos de motor - 'Full' e 'Low'. O Low Power Mode foi criado para maior adequação nas estradas, reduzindo a potência para apenas 160PS (118kW). O modo Full Power, por outro lado, libera todo o potencial indomável da Desmosedici Stradale R com auxílios eletrônicos trabalhando apenas na primeira marcha.

O painel eletrônico agora fornece informações mais eficazes, com o Track Evo desenvolvido para MotoGP visto pela primeira vez na Panigale V4 S adotado, bem como o novo Info Mode. Há também a opção de adicionar o software Ducati Performance DTC EVO 3, que permite que a luz de posição traseira seja alternada para um modo intermitente e substitui o Street Riding Mode pelo Rain Mode projetado especificamente para competir em uma superfície molhada. Também torna a moto ilegal para uso na estrada, portanto, só pode ser comprada por quem deseja manter sua Panigale V4 R apenas na pista.

O sistema Ducati Quick Shift foi refinado para fornecer mudanças de marcha fluidas, independentemente de o acelerador estar aberto ou parcialmente aberto. Enquanto isso, o sistema Engine Brake Control Evo 2 é adotado, gerenciando eletronicamente a frenagem do motor e apresentando uma calibração diferente de marcha a marcha em três níveis.

A Ohlins mais uma vez fornece a suspensão para uma Panigale V4 R, embora desta vez ofereça 5 mm a mais de curso do que no modelo anterior. Quando combinado com alterações nos amortecedores, isso aumenta a altura do passeio em 20 mm e fornece um centro de gravidade mais alto, enquanto o amortecedor traseiro também reduziu a rigidez de 105 N/mm para 80 N/mm. A Ducati afirma que as mudanças feitas na suspensão resultarão em melhorias na estabilidade e agilidade.

Em linha com a sua sensação de corrida, o pacote aerodinâmico foi atualizado e um realinhamento das aberturas de extração agora se encaixa nos regulamentos estabelecidos no Campeonato Mundial de Superbike. Novos winglets também foram adicionados, que a Ducati diz oferecer a mesma carga aerodinâmica, mas com apenas metade da espessura e 40% do tamanho.

Se você ainda não percebeu que esta era uma moto de corrida de estrada, a nova pintura deve ajudar a fazer essa conexão, com o tradicional vermelho da Ducati complementado por um número um em negrito em uma placa branca evocando memórias do domínio de Carl Fogarty com a marca italiana. Ou talvez seja tentar o destino e comemorar um primeiro título mundial para Bautista no V4 R ainda este ano.

O preço de  venda para Portugal ainda não foi revelado 

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário