Distância de segurança, velocidade reduzida e evitar telemóvel, sao alguns cuidados a ter com os peregrinos

PSP faz recomendações aos peregrinos e condutores que vão a Fátima

A partir desta sexta-feira e até ao dia em que se celebra a Aparição de Fátima, as autoridades estarão nas estradas portuguesas a sensibilizar condutores e grupos de pessoas que vão até ao Santuário.


Durante uma semana — de 7 a 13 de outubro –, a Polícia de Segurança Pública (PSP) andará nas estradas numa ação de sensibilização e apoio aos peregrinos e condutores que se dirigem ao Santuário de Fátima em celebração do dia da Aparição de Fátima.


Em comunicado, as autoridades partilham alguns conselhos para que os condutores e os peregrinos que se dirigem a Fátima possam ter uma “coexistência segura entre a normal circulação rodoviária e a circulação pedonal destes grupos”.


Assim, aos condutores, pede-se que pratiquem uma condução defensiva com cuidados redobrados, circular com as luzes que sinalizem devidamente a presença de carros e que, quando estiverem perto de um grupo de peregrinos, possam manter a distância adequada de 1,5 metros.


“Pratique uma condução defensiva, antecipando permanentemente a necessidade de, repentinamente, ter de imobilizar o veículo, mudar de direção ou desviar-se de um obstáculo;

Ao visualizar um grupo de peregrinos e/ou um carro de apoio, diminua a velocidade e antecipe a necessidade/dever de deixar uma distância de segurança de, pelo menos, 1,5 metros;

Ao cruzar-se com peregrinos, não faça sinais de luzes nem use os máximos”.

Também aos peregrinos, a PSP pede alguns cuidados para que se protejam a si e a quem circula na estrada. Nomeadamente, o uso de roupa — coletes retrorrefletores — e sinalização adequada — lanternas. E ainda ao incentivo do uso dos “Caminhos de Fátima”, itinerários feitos para os peregrinos e com um menor fluxo de trânsito. Em situações de risco, deve imediatamente ligar para o 112.


“Caminhe no sentido contrário ao trânsito e sem ocupar a faixa de rodagem;

Evite o uso do telemóvel e de auscultadores que impeçam que ouça um alerta ou pedido de auxílio;

Desde o entardecer até ao nascer do sol, a primeira pessoa da fila deve ser portador de uma lanterna com luz branca apontada para o chão (para não encadear os condutores) e, a última, uma luz vermelha;

Hidrate-se e faça pausas para descansar. O cansaço diminui as capacidades físicas e de perceção e prejudica a vigilância, a atenção e a reação, muito importantes para quem anda na estrada;

O Número Europeu de Emergência 112 é o único número de emergência em qualquer país da União Europeia que pode ser usado a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel.”


Categoria:Geral

Deixe seu Comentário