Túnel submerso mais longo do mundo vai ligar Dinamarca e Alemanha
O túnel Fehmarnbelt terá 18 quilómetros de extensão e será construído até 2029.
A Dinamarca e a Alemanha vão estar ligadas por um túnel submerso a partir de 2029. Com 18 quilómetros de extensão e a 40 metros debaixo de água, será o túnel submerso mais longo do mundo.
Os quase 10 anos previstos para o projeto começaram em 2020, com a Dinamarca a construir as unidades de betão que vão estar ligadas no mar Báltico.
O túnel vai substituir o ferry a partir de Rødby e Puttgarden, que transporta milhões de passageiros todos os anos. A travessia até a Alemanha demora agora 45 minutos de ferry. Com o túnel submerso vai passar a demorar apenas 7 minutos de comboio e 10 minutos de carro.
"A expectativa é que a primeira linha de produção esteja pronta no final do ano, ou início do ano que vem", disse o CEO da Femern, a empresa estatal dinamarquesa responsável pelo projeto, à CNN. "Até início de 2024, temos que estar prontos para emergir o primeiro elemento do túnel".
O túnel Fehmarnbelt terá 18 quilómetros de extensão e conta com um orçamento superior a 10 mil milhões de euros. A Dinamarca prevê investir nesta obra cerca de 7,1 mil milhões de euros, enquanto que do lado alemão o investimento deverá rondar 3,5 mil milhões de euros.
O objetivo é unir a Escandinávia à Europa Central, através de uma circulação rodoviária e ferroviária mais rápida. Tanto a linha do comboio como a dos carros vão dispor de uma pista dupla, separada por uma passagem de serviço.
"Atualmente, se fizéssemos uma viagem de comboio de Copenhaga até Hamburgo, demorávamos cerca de 4:30", diz Jens Ole Kaslund, diretor técnico da Femern A/S. "Quando este túnel estiver concluído, a mesma viagem vai demorar 2:30".
De carro, a viagem desde a capital dinamarquesa até Hamburgo vai demorar menos uma hora.
O projeto de construção vai colocar até 2.500 trabalhadores na área. De momento, a empresa responsável pela construção do túnel está a enfrentar o problema do aumento dos custos das matérias-primas.
Do lado alemão tem também havido algumas dificuldades em avançar com o projeto, visto que há várias organizações que contestam a execução deste projeto. Porém, a concorrência desleal e as preocupações ambientais não foram suficientes para que um tribunal federal na Alemanha anulasse o projeto.
Eurotúnel
O túnel do Canal da Mancha foi inaugurado em 1994 e é composto por dois túneis de uma só via e um túnel de serviço com mais de 50 quilómetros de comprimento. O troço tem 38 quilómetros e é o mais longo do mundo.
Embora mais longo que o túnel Fehmarnbelt, o Eurotúnel recorreu a máquinas de perfuração, em vez de emergir secções de túnel pré-construídas. No fundo, trata-se de um túnel escavado no subsolo marítimo e não submerso no mar.