Quando e como o motoristas podem tirar o cartão do tacógrafo
Um tacógrafo, embora digital, não funcionará sem entradas manuais. Há muitas situações que exigem entradas manuais de dados. Para que?
Por exemplo, para garantir que não haja períodos vazios durante uma inspeção. Porque?
Porque por lei, toda atividade de um motorista profissional deve ser registrada. Falamos sobre como evitar erros ao trabalhar com tacógrafos inteligentes.
Muitas vezes, os camionistas já têm dúvidas sobre como registar o cartão tacográfico. Situações na norma, erros ou simplesmente o desconhecimento sobre a utilização do tacógrafo e as regras que definem claramente a rota a seguir em caso de erro, expõem os transportadores e condutores ao risco de coimas muito altas. Mas há muitas soluções que podem prevenir crises potenciais.
O cartão de condutor ou folha de registo, no caso de tacógrafos analógicos, é necessária para conduzir veículos com mais de 3,5 t Nesses meios, com o auxílio de um gravador, são registradas as ações realizadas pelo o Motorista, para que durante o controle seja possível verificar o horário do seu trabalho e descanso.
Cada pessoa autorizada a conduzir camiões só pode utilizar um cartão válido e pessoal. Embora o motorista seja obrigado a usar o seu próprio cartão ou disco, e ou usar o cartão de outra pessoa infringe as regras sobre os padrões de tempo de trabalho.
O condutor do camião está sujeito a uma multa de 450 euros pela referida infração, podendo a empresa estar sujeita a uma multa de 4.000 euros. É dever do motorista registrar no cartão todas as suas atividades durante a jornada de trabalho. Você não deve se retirar do equipamento de gravação conforme prescrito por lei. No entanto, os mesmos regulamentos apontam casos em que pode ocorrer uma situação em que o documento seja desconectado.
Quando?
O artigo 34.º do Regulamento (UE) n.º 165/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho não o define com precisão: A folha de ponto e o cartão de motorista não serão removidos do equipamento de controle antes do final do período de trabalho diário, a menos que a remoção seja autorizada.
Casos aceitáveis, ou seja, quando podemos retirar o cartão do tacógrafo?
É claro que o cartão só pode ser retirado do tacógrafo no final da jornada de trabalho do motorista, mas não é um elemento obrigatório, pois se o meio permanecer no registrador, o restante tempi do funcionário será registrado”, diz o especialista. .
O que acontece se o cartão for retirado?
Existem atividades que podem ser guardadas manualmente no cartão do condutor com o tacógrafo. Dessa forma, o Motorista pode registrar as atividades como período de outro trabalho, repouso, disponibilidade. Um aspecto muito importante é registar totalmente tudo, para não deixar momentos e eventos não declarados durante a jornada de trabalho ao volante, que serão considerados durante a inspeção como os chamados períodos vazios.
E se não houver entrada manual?
Quando um condutor não efetuou uma entrada manual, é necessário que tenha a informação registada de outra forma como foi utilizado o tempo não registado no tacógrafo. Portanto, caso não tenha sido possível inserir os dados manualmente, o motorista deve ter uma declaração emitido pela empresa. No documento, o operador deve indicar o tipo de atividade que o motorista do caminhão realizou durante o período não coberto pelo tacógrafo.
Controle ?
Outra situação em que o cartão de condutor pode ser retirado do tacógrafo.
O artigo 34.º do Regulamento n.º 165/2016 exige a apresentação do documento às autoridades competentes. Quando o condutor conduz um veículo equipado com tacógrafo digital, deve poder apresentar, sempre que solicitado por um fiscal autorizado: (1) o seu cartão de condutor. Vale saber que ler os dados do cartão não significa necessariamente retirar o cartão do registrador, pois existem dispositivos disponíveis que permitem a leitura do tacógrafo sem a necessidade de retirar o documento. No entanto, se durante uma inspeção o inspetor decidir retirar o cartão de motorista do dispositivo de registro de dados, certifique-se de fazer uma entrada manual correspondente ao final da inspeção, que especificará as circunstâncias da situação em que não havia documento acessível. no tacógrafo o caso das empresas que lêem cartões de condutor, a leitura à distância através da Internet está a tornar-se cada vez mais popular, sem necessidade de retirar o cartão do tacógrafo. Para que a transportadora se beneficie de tais soluções, é necessário equipar o veículo com os dispositivos apropriados.