Detido na Roménia acusado da morte por asfixia de 39 migrantes no Reino Unido
A polícia romena deteve esta quarta-feira em Bucareste um homem procurado pela Justiça britânica devido à alegada responsabilidade na morte de 39 migrantes vietnamitas, asfixiados no camião onde viajavam escondidos para entrar no Reino Unido.
De acordo com um comunicado da polícia, o detido, de 48 anos, é alvo de um mandado de detenção europeu emitido pela Justiça britânica que o acusa de ter "organizado e coordenado o transporte de numerosos migrantes" para o Reino Unido "num dos camiões pertencentes a um grupo de infratores".
A polícia conduziu o suspeito, cuja nacionalidade não foi revelada, a tribunal, que decidiu a prisão preventiva por um período de 24 horas que pode ser prorrogado, enquanto se aguarda a decisão sobre a sua extradição para o Reino Unido.
Os acontecimentos, em relação aos quais já foram proferidas várias condenações, ocorreram em 2019 no condado de Essex, no sudeste de Inglaterra.
O camião frigorífico onde as vítimas eram transportadas, escondidas, chegou à ilha vindo da Bélgica.
Em janeiro de 2021, a justiça britânica condenou a penas entre 13 e 27 anos de prisão quatro membros do grupo de tráfico humano romeno-irlandês que organizou o transporte ilegal das 39 pessoas que morreram.
No início deste ano, um cidadão vietnamita foi condenado a 15 anos de prisão na Bélgica pelo seu envolvimento no caso.