Jovem de 14 anos percorreu a N2 na sua própria mota
Nelson Gonçalves é o primeiro jovem de 14 anos a conduzir a sua própria mota, uma Honda Nsr 50cc, pela mítica Nacional 2 (N2). A aventura deste adolescente começou ontem em Chaves e a intenção é juntar-se à concentração motard de Faro, que acontece no fim de semana.
Depois de ver o pai fazer a N2 perto de uma dezena de vezes, Nelson Gonçalves, de Ponte de Lima, decidiu seguir as pisadas do progenitor e poucos meses depois de ter tirado a carta de condução lançou-se à estrada para viver a aventura.
Esta vai ser a primeira vez que o jovem vai fazer a N2 e conta que quer sobretudo conhecer o país.
“O miúdo tinha esta paixão de viajar de mota como o pai e como tem a oportunidade de tirar a carta aos 14 anos decidimos trazê-lo”, sublinhou Vítor Gonçalves, pai do adolescente.
O limarense explicou que o ciclomotor pode ser conduzido por jovens a partir dos 14 anos, com um limite de velocidade de 50 kms/h.
“Todas as crianças que tenham o 7º ano e 14 anos podem tirar uma licença específica para os mais novos”, salientou.
Nelson Gonçalves traz a lição bem estudada: Ter atenção aos carros que circulam na via, ir o mais possível encostado à direita da faixa e desfrutar das paisagens.
“Já temos muitos quilómetros feitos, vamos sempre a falar e vou-lhe dando sempre dicas. Embora ele seja responsável existe sempre algum receio”, destacou o pai.
Antes de arrancarem do marco do quilómetro 0, em Chaves, o grupo aproveitou para beber a água termais que brotam da “fonte do povo”.
Pelo caminho vão fazer várias paragens para descansar e também para “descobrir o país” por onde passa a mítica Nacional 2, para provar a gastronomia e rever alguns amigos.
A intenção é chegar a Faro, ao quilómetro 738, quinta-feira para se juntarem à concentração motard que vai acontecer naquela cidade durante o fim de semana.
Depois disso, o grupo vai regressar até Ponte de Lima pela zona litoral.