Camionista português detido com pneus roubados em Espanha
Agentes da Guarda Civil , pertencentes ao Posto Torrecillas de la Tiesa (Cáceres) e ao Destacamento de Trânsito de Navalmoral de la Mata (Cáceres), detiveram um homem de 38 anos como suposto autor do roubo de um camião, com matrícula portuguesa, cujo furto tinha sido denunciado em Lisboa (Portugal) e que estava carregado com pneus avaliados em 216 mil euros .
Os fatos ocorreram na tarde do dia 10 de julho, quando a Central 062 do Comando de Cáceres recebeu a notificação de um cidadão que afirmava que, quando circulava pela A-5, em direção a Madrid, havia encontrado um camião cujo motorista ele conhece , mas que não correspondia à pessoa que o conduzia nesse momento, e que após ter feito uma chamada ao seu condutor habitual, confirmou que o veículo tinha sido furtado e os factos tinham sido comunicados à polícia portuguesa. Tratava-se de um camião carregado com pneus novos, com um valor estimado da carga de 216 mil euros, segundo as guias de entrega fornecidas pelo seu condutor habitual e pela empresa proprietária do camião.
Uma vez mobilizadas as patrulhas de Torrecillas de la Tiesa (Cáceres) e os agentes do Destacamento de Trânsito de Navalmoral de la Mata (Cáceres), foi instalado um dispositivo para tentar localizar e interceptar o camião, localizado no quilómetro 245 da A. - 5 , no município de Trujillo (Cáceres), quando se deslocava a 120 quilómetros/hora , velocidade notavelmente superior à velocidade estabelecida de 90 quilómetros/hora para veículos com essas características.
Aproveitando uma zona de serviço, o condutor fez inversão de marcha , em direcção a Badajoz, fazendo-o sem respeitar a sinalização vertical e pondo seriamente em risco a segurança rodoviária ao abandonar o camião , ocupando praticamente toda a faixa da direita, e fugindo a pé . Após uma rápida ação dos agentes, o homem de 38 anos conseguiu ser detido e em escritórios oficiais da Guarda Civil de Trujillo (Cáceres), foram realizados os exames de álcool e drogas correspondentes, que deram positivo. .
Por todos estes motivos, os agentes do Subsetor de Trânsito de Cáceres instruíram processos por quatro crimes contra a segurança no trânsito, por condução imprudente , criação de risco grave para a circulação , condução sob o efeito de drogas e condução de veículo com perda de validade do título de condução.Tendo perdido todos os pontos que lhe foram atribuídos. Em relação ao crime de furto de veículo , o processo foi instruído no Posto da Guarda Civil de Trujillo (Cáceres), enviando o processo, juntamente com o detido, para o Tribunal de Instrução nº 2 desta localidade, no dia 11 de julho.