Incêndios nos Pirenéus em França leva a várias casas a ser evacuadas
A autoestrada A9 entre Narbonne e Perpignan foi fechada após incêndios em Opoul-Périllos (Pirineus Orientais). Mais de uma centena de pessoas cujas casas foram ameaçadas foram evacuadas.
Os bombeiros dos Pirenéus Orientais tentaram na terça-feira, 28 de junho, apagar vários incêndios, incluindo um violento que eclodiu na cidade de Opoul-Périllos (Pirineus Orientais), devastando várias centenas de hectares de vegetação.
Estes incêndios provocaram o encerramento temporário da autoestrada A9 entre Narbonne e Perpignan, bem como a interrupção por algumas horas do tráfego ferroviário entre estas duas cidades.
Em Opoul-Périllos, o fogo continua a progredir e solicitamos recursos adicionais , disseram à AFP os bombeiros do departamento, relatando 300 a 400 hectares de vegetação queimada.
Mais de 200 bombeiros e seis aviões Canadair estão a tentar conter o fogo alimentado por um vento forte , segundo a mesma fonte.
O fogo se aproximando rapidamente da cidade de Salses-le-Château e da rodovia, a A9 foi cortada entre Narbonne e Perpignan, twittou a prefeitura dos Pirineus Orientais.
Em Rivesaltes, cerca de dez quilómetros mais a sul, outro incêndio, de menor dimensão, obrigou no entanto a intervenção de 90 bombeiros que evacuaram mais de uma centena de pessoas cujas casas foram ameaçadas pelo fogo, bem como a linha férrea que foi temporariamente cortada.
“A situação está quase sob controle”
Em Saint-Féliu-d'Avall, a oeste de Perpignan, deflagrou outro incêndio ao longo da RN 116. O eixo é cortado nos dois sentidos de circulação , sublinhou a câmara local
A situação está quase controlada nestes dois últimos incêndios, disseram os bombeiros, que no entanto mantêm pessoal no local para evitar a retoma das chamas.