€ 190.000 de multas emitidas em mega operação a camionistas que estavam em descanso (c/video)
A Focus WTV, cuja equipe de filmagem filmou a inspeção de ontem e entrevistou alguns dos motoristas, escreve que as violações das regras no descanso de fim de semana na Bélgica podem levar as empresas de transporte rodoviário a serem multadas em até € 1.800 por violação.
O serviço de notícias local acrescenta que, apesar da área de descanso em Zeebrugge ter uma capacidade total de 240 lugares, existem apenas 8 banheiros no local. O VRT.be , outro serviço de notícias belga, diz que 239 veículos estavam estacionados no local ontem e que as verificações continuaram durante a tarde. Portanto, o número de 101 violações declarado no relatório Focus WTV provavelmente terá aumentado à medida que mais veículos foram inspecionados posteriormente.
As filmagens feitas durante a inspeção podem ser vistas no vídeo incorporado abaixo.
A reportagem da Focus WTV afirma que a polícia que realizou as inspeções se concentrou principalmente em violações relacionadas a horários de trabalho e descanso. No total, a polícia acabou por emitir cerca de 190 mil euros em multas, que na maioria dos casos foram enviadas às próprias empresas de transporte rodoviário.
A Autoridade Europeia do Trabalho também twittou sobre a inspeção, informando seus seguidores que a polícia da Bélgica estava acompanhada por policiais da Bulgária.
Uma pessoa também foi presa em conexão com emprego ilegal, enquanto três camiões foram apreendidos enquanto se aguarda uma investigação mais aprofundada.
Além das 101 infrações relativas ao descanso semanal, houve 32 infrações à nova regra do Pacote de Mobilidade que exige que os caminhões retornem à base a cada 8 semanas. Além disso, houve 8 casos de violação de horas de motorista e fraude de tacógrafo.
A polícia também procurou evidências de tráfico de pessoas, enquanto os funcionários da alfândega verificavam os veículos para qualquer uso de diesel vermelho. Em dezembro , uma investigação semelhante levou à apreensão de 11 camiões em conexão com o tráfico de pessoas.