Saiba o que vai mudar nos capacetes em julho de 2022


As autoridades europeias estão a preparar uma nova norma de certificação para capacetes que deverá entrar em vigor a partir de julho de 2022 (norma 22.06). O que vai então mudar no nosso fiel companheiro no futuro?

Durante vinte anos, todos os capacetes importados e vendidos na Europa foram aprovados e tecnicamente restritos à norma europeia ECE 22.05, legislação que acabou por ficar obsoleta, nomeadamente pela evolução dos equipamentos. Tanto que vários fabricantes de capacetes de alta qualidade já tomaram a iniciativa de ir além dos seus requisitos de segurança… A Europa decidiu, portanto, reagir e substituirá este padrão 22.05 no próximo ano pela pequena novidade chamada norma 22.06 que deve entrar em vigor a partir de julho de 2022. Isso não significa que os capacetes da norma 22.05 serão proibidos nas vias públicas, apenas queos fabricantes terão até 2024 para substituir a produção desse capacetes por outros de acordo com a norma 22.06. A nova normativa poderá melhorar a segurança contra choques, mas também aumentar os custos de produção…

Maiores, mais pesados e mais caros

Mas então, qual será o impacto concreto desse novo padrão nos nossos capacetes de amanhã? Pascal Couturier, o diretor europeu do fabricante japonês Shoei, acredita que  os capacetes do futuro serão transformados, e talvez em todos os sentidos. Para superar os novos requisitos, provavelmente serão maiores, mais imponentes, mais pesados, ​​e possivelmente também mais caros. As novas tecnologias e custos de fabrico variados a isso podem obrigar. Remy Willinger, especialista em biomecânica do traumatismo craniano que foi investido na redação da norma 22.06, fala que com ela também chega uma nova consideração importante para a segurança, a dos choques oblíquos, entre outras coisas

Equipamentos auxiliares para capacetes, intercomunicadores ou palas de sol também serão afetados pela norma 22.06. Haverá novas especificações para todos os componentes dos nossos capacetes: viseiras por exemplo (tamanho mínimo, tonalidade, etc.). O representante da Shoei também considera que que esta nova norma corre o risco de causar dois fenómenos no mercado europeu:  forçará todos os fabricantes a renovar toda a sua gama; diminuirá a oferta e os capacetes ‘low-cost’, cuja proteção deixa a desejar, apesar do cumprimento das normas vigentes, desaparecendo provavelmente no futuro.

Na pendência da entrada em vigor a partir de julho de 2022 desta nova norma, alguns capacetes já foram aprovados como o Arai Quantic ou o Shoei NXR2

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário