Tocando Agora: ...

Título módulo livre

Redes Sociais

Visitantes

Visitantes: 14.941.501
Usuários online: 0

Publicidade

Últimas músicas tocadas

Vídeos

Câmera

CAMERA OFFLINE

Chat

De enfermeira em Coimbra a piloto de um A320

Publicada em: 22/02/2026 17:19 -

Juliana Silva, natural de Junqueira, em Vila do Conde, decidiu colocar enfermagem de lado para realizar um sonho antigo: tornar-se piloto certificada de um Airbus A320.

 

Segundo informações avançadas , Juliana, aos 35 anos, sentia um “vazio” apesar de uma carreira sólida em enfermagem, que incluiu passagens pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, Hospital de São João e, mais recentemente, pelo Hospital da Póvoa de Varzim.

 

“Trabalhava na unidade de transplantação hepática. Estava no auge da minha carreira, mas senti sempre que me faltava qualquer coisa”, recorda.

 

Foi então que decidiu apostar num novo rumo e iniciou o curso de pilotagem em janeiro de 2020, pouco antes do país entrar em confinamento. Durante meses, conciliou a formação aeronáutica com o trabalho numa unidade covid do Hospital de São João.

 

“O curso até me ajudou, do ponto de vista de saúde mental, a enfrentar a pandemia. Eu saía do hospital e tinha outra coisa em que pensar, que me fazia sentir viva”, lembra Juliana.

 

Em novembro de 2023, conquistou a licença de piloto comercial e, em 2025, começou a especialização no Airbus A320. Em janeiro deste ano, aos 40 anos, realizou o voo base em Lérida, Espanha, tornando-se oficialmente piloto certificada daquele modelo.

 

Apesar da nova carreira, Juliana não deixa de lado o amor pela enfermagem, trabalhando por regime de recibos verdes e desempenhando funções recentemente no Aeroporto Sá Carneiro.

 

No entanto, garante que o objetivo final é integrar a aviação civil a tempo inteiro: “Quando entrei no cockpit, no dia do voo base, senti um orgulho enorme de pensar ‘Juliana, há cinco anos, estavas sentada dentro do teu carro, a ver os pilotos no cockpit do avião do lado de fora do aeroporto e agora estás cá dentro’”.

 

Fonte: Notícias De Coimbra 

Compartilhe:
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...