Uma colisão frontal entre um veículo pesado de mercadorias e um automóvel provocou, na manhã deste domingo, 14 de dezembro, dois feridos no IC2, junto às bombas da Galp, na zona de Santa Luzia, no limite do concelho de Coimbra.
O alerta foi dado cerca das 8:30, tendo os meios de socorro sido acionados às 8:34.
À chegada ao local, os operacionais confirmaram a violência do embate, do qual resultaram dois homens feridos. O condutor do pesado, com 46 anos, sofreu ferimentos ligeiros, enquanto o ocupante do veículo ligeiro, com 45 anos, ficou em estado grave.
Em declarações, o chefe dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, José Antunes, explicou que “se tratou de uma colisão frontal entre um pesado e um ligeiro na zona de Santa Luzia”.
Questionado sobre o estado da vítima mais grave, José Antunes esclareceu que “foi categorizado como grave pela médica da equipa da VMER, devido à cinética da própria viatura e também por apresentar uma fratura num membro inferior”.
O impacto foi de tal forma intenso que o veículo ligeiro acabou projetado para o interior da área das bombas de combustível. “A energia cinética dá-nos um indício claro de que a velocidade estava presente”, referiu o chefe dos sapadores, acrescentando que os veículos seguiam em sentidos opostos: um no sentido Mealhada–Coimbra e o outro no sentido inverso.
O condutor do pesado, apesar de apresentar apenas escoriações, foi igualmente transportado para os Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) “por precaução”, confirmou José Antunes.
No local estiveram empenhados quatro veículos e 12 operacionais dos Bombeiros da Pampilhosa, dois veículos e oito elementos dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, a VMER com dois profissionais, bem como a autoridade com dois veículos e quatro elementos.
O trânsito esteve inicialmente cortado, tendo depois ficado condicionado. “Neste momento o trânsito já flui nos dois sentidos, embora ainda com algumas limitações, sendo necessária limpeza da via”, explicou o responsável.
Fonte:Notícias De Coimbra
