Uma operação de segurança rodoviária conduzida pela polícia de West Mercia, no Reino Unido, terminou com duas detenções por condução sob efeito de álcool e drogas, além da deteção de várias viaturas em más condições mecânicas. A ação decorreu em Strensham Services, na autoestrada M5, sentido sul.
Durante a operação, que contou com o apoio da equipa de apoio motorizado e de agências como a DVSA e a VOSA, foram realizadas inspeções ao longo de todo o dia. No total, 31 veículos foram fiscalizados, resultando em 20 condutores multados por infrações como falta de seguro, ausência de imposto, uso de telemóvel ao volante e películas excessivamente escuras nos vidros.
As autoridades também detetaram 10 carrinhas com excesso de peso, incluindo uma que ultrapassava o limite em mais de três toneladas. Uma das viaturas apresentava um pneu completamente careca, com o núcleo exposto, colocando em risco a segurança rodoviária.
Durante as fiscalizações, um condutor de camião (HGV) foi apanhado a usar o telemóvel, enquanto outro tentou fugir à polícia, acabando por colidir com dois carros antes de ser intercetado na autoestrada M50. O homem, na casa dos 40 anos, foi detido por condução sob efeito de álcool. Outro indivíduo, na casa dos 30, foi preso por condução sob efeito de drogas. Ambos foram comunicados ao Comissário de Trânsito.
Os inspetores da DVSA identificaram ainda 14 avarias graves, incluindo travões defeituosos e a remoção do filtro de partículas de gasóleo, o que causava emissões tóxicas no interior da cabine. Três veículos foram imobilizados no local por não apresentarem condições de circulação.
As autoridades destacaram o sucesso da operação, sublinhando a importância destas ações na prevenção de acidentes e no reforço da segurança nas estradas britânicas.
Fonte:UKcheckpoints.info

