A transportadora Patinter opera 1.100 camiões e emprega 1.200 pessoas. A empresa portuguesa está presente em França desde 1998 através da sua filial Patinter France, com sede em Plessis-Belleville (60). O número 1 em logística automóvel entre Espanha, Portugal e grupos franceses como a Stellantis.
Ela escolheu Bédenac como sua localização estratégica em solo francês, onde organizaria suas trocas de trailers . Os seus dirigentes vieram pessoalmente propor aos representantes eleitos da Comunidade de Comunas de Haute Saintonge que comprassem por 1,25 milhões de euros terrenos na zona de La Cantinière, nesta cidade de Charente-Maritime, no sul do país.
Uma proposta que parece ter sido bem-vinda. Isso permitirá que a Patinter ofereça aos seus motoristas estacionamento seguro com banheiros e coleta de lixo. Os seus concorrentes europeus seriam bem aconselhados a imitá-lo em vez de tirar partido desleal das instalações francesas sem pagar um cêntimo.
Não muito longe, há trinta anos, o francês Mendy inaugurou o conceito do revezamento técnico, que consiste em ter um reboque assumido por um condutor que acaba de completar a sua pausa e, assim, assegurar a exploração 24/24 das mudas.
Fonte: Les Routiers