Após seis anos de anúncios e repetidas mudanças de ideias, a Holanda irá lançar um teste com conjuntos de 32 metros e 72 toneladas. A associação local de transporte marítimo acaba de divulgar o calendário planeado e apresentou detalhes técnicos.
O primeiro conjunto de 32 metros será implantado na Holanda em dezembro deste ano. Este veículo irá operar numa rota fixa entre Roterdão e Venlo, com um propósito puramente de reconhecimento. Não transportará carga e será monitorizado por video-vigilância, gravando o comportamento de outros utentes da estrada em redor do camião. Com base nestas gravações, as autoridades poderão verificar inicialmente se a configuração excpecionalmente longa está a causar interrupções indevidas.
Este primeiro teste durará um mês. Posteriormente, se as autoridades não encontrarem contraindicações, o teste deverá passar à segunda fase. Esta fase implicará a aprovação de cinco a dez conjuntos de 32 metros pertencentes a várias empresas de transporte e que já transportam carga normal. No futuro, o número destes veículos deverá ser sistematicamente aumentado.
Para garantir uma manobrabilidade adequada, as combinações holandesas "Super Eco Combi" terão uma configuração relativamente complexa. A primeira unidade será constituída por um trator 6x2 com eixo direcional, um semi-reboque de tamanho real num "bogie" de três eixos com um eixo elevável e um terceiro eixo direcional, um carrinho de dois eixos com um segundo eixo direcional e um semi-reboque de tamanho real num "bogie" de três eixos com eixos fixos.
Fonte:Novidades Pesadas & Comerciais