Foi uma intervenção invulgar que mobilizou a polícia de Niort na quarta-feira, 20 de agosto: uma patrulha escoltou um homem numa cadeira de rodas que tinha entrado por uma estrada departamental, limitado a 110 km/h.
Trata-se de um resgate invulgar para os polícias de Niort: um homem numa cadeira de rodas eléctrica foi escoltado esta quarta-feira ao meio-dia, enquanto estava a circular centímetros dos carros, entre a faixa direita e o rails de segurança na estrada departamental 611, uma faixa 2x2 limitada a 110 km/h. A bateria dele estava quase cheia e a caminho de uma loja desportiva.
O homem de 75 anos, que é deficiente, tem um total de cerca de 15 quilómetros, segundo a polícia de Niort: foi de sua casa em Bessines para a área comercial de Chauray, antes de retornar a uma loja de desportos, tomando a estrada novamente. Os motoristas chamaram a polícia para alertar sobre a situação.
"A aventura poderia ter terminado mal", escreveu a polícia de Niort nas redes sociais, mas "infelizmente, a nossa brigada de motos conseguiu escoltá-lo com segurança". Sua jornada foi assegurada pela polícia numa mota para viajar a última milha até a rotunda de Chaban, "provavelmente a escolta mais lenta que já fizemos da memória do motociclista, 2 km/h", diz o sub-brigadeiro Blanquère, que interveio com um colega. Eles então o escoltaram de volta para sua casa "em um veículo adequado".
"Uma cadeira de rodas eléctrica nas 4 pistas pareceu-nos improvável, ficamos surpreendidos com a chamada! explica o sub-brigadeiro Blanquère. Chegamos na direção oposta, vimos-a à distância, virámo-nos o mais rapidamente possível. O meu colega que o aproximou e fiquei para trás para manter fora os veículos que vinham. Na estrada há lugares onde não há faixa de paragem de emergência, os carros tinham de fazer uma pequeno desvio para o evitar!"
Contra todas as probabilidades, o septuagenário a bordo da cadeira de rodas não violou: "o acesso às quatro pistas, pelo menos àquele local, não está reservado a automóveis", explica o Sub-Brigadier Blanquère. Áreas onde todos estes dispositivos, como as bicicletas, são proibidos, existe o sinal de estrada quadrado azul com um carro desenhado nele que indica que está reservado a carros e camiões, com uma proibição abaixo destas categorias. Esse sinal não existe nessa estrada.
A brigada de motos da polícia de Niort é, portanto, regularmente chamada a relatos de ciclistas ou pedestres à beira desta estrada departamental, "mas uma cadeira de rodas é a primeira!", conclui o sub-brigadeiro.
Fonte:ICI