Ele estava a caminho de Orleans, mas a sua viagem foi interrompida. Um motorista de autocarro testou positivo a cocaína durante uma verificação na estrada em Villebon-sur-Yvette, anunciou a gendarmaria Essonne.
"O condutor foi imediatamente suspenso pela sua empresa
Os gendarmes da brigada motorizada de Palaiseau pararam o veículo e submeteram o condutor a um teste para detetar narcóticos. Um teste que deu positivo à cocaína.
O autocarro "foi parado e apreendido durante sete dias, enquanto o condutor foi imediatamente suspenso pela sua empresa", disse a gendarmaria em comunicado. Contactada pela actu Essonne, a gendarmaria de Essonne não especifica se o condutor foi sujeito a uma sanção (retirada ou mesmo cancelamento de uma carta, multa) ou a uma acusação. Conduzir sob a influência de drogas é punível com até dois anos de prisão e uma multa de 4.500 €.
Os militares afirmam que "este controlo faz parte das acções diárias da gendarmaria para combater a segurança rodoviária e garantir a segurança de todos, especialmente nos transportes públicos".
O problema dos condutores de autocarros que conduziam sob a influência de narcóticos tinha assumido uma dimensão nacional após um acidente em 1 de Dezembro de 2024: um autocarro tinha atingido violentamente uma zona florestal nas Pirenées-Orientales, causando a morte de dois passageiros e ferindo gravemente outros 46. O motorista testou positivo para a cocaína.
Fonte:ACTU Essonne