O parecer positivo do IMT para que veículos pesados de transporte de matérias perigosas possam circular no Túnel da Gardunha é uma ambição com mais de 4 anos da Câmara Municipal do Fundão e das gentes de Alpedrinha, que pode ser concretizada até final do ano.
A informação foi avançada por Miguel Gavinhos, Vice-presidente do executivo fundanense ontem, dia 31, durante a reunião pública da autarquia.
O autarca explicou que os responsáveis pela Proteção Civil da CIM Beiras e Serra da Estrela e da CIM Beira Baixa reuniram com o IMT e face ao entendimento entre as partes e as corporações de bombeiros, foi decidido que haverá reforço de equipamentos individuais, 40 no total, sendo 20 para a corporação do Fundão, que está na primeira linha de intervenção no Túnel, e os restantes a distribuir por outras corporações como Covilhã e Castelo Branco. Haverá também formação específica para esta matéria, adiantou o responsável.
Segundo apontou é expectável que até final do ano o parecer favorável do IMT seja emitido.
Esta é uma “boa notícia para o Fundão e em especial para Alpedrinha”, realçou, vincando que os veículos eram desviados da A23 para Alpedrinha e também para o Fundão.
A bancada do PS na Câmara Municipal do Fundão congratulou-se com esta informação. A vereadora Joana Bento sublinhou que “em todos os lugares os eleitos do PS se bateram por esta solução”.
Fonte:Rádio Clube Da Covilhã