Um menino de dois anos morreu em Tarragona, Espanha, após, alegadamente, ter ficado esquecido dentro de um carro, numa altura em que o país enfrenta uma onda de calor.
Uma criança menor de idade morreu, esta terça-feira, após ficar presa dentro de um carro em Valls, Tarragona, em Espanha. Segundo adiantou o Corpo de Bombeiros do governo regional da Catalunha (Generalitat) à agência de notícias espanhola Europa Press, o alerta foi dado pelas 15h06 locais (14h06 em Lisboa) e foi acionada uma equipa para retirar a criança do veículo.
Quando os bombeiros chegaram ao local, o pai já tinha tirado a criança do carro e tinha-a levado para um local mais fresco e com ar condicionado.
Face ao estado da criança, foi acionada uma ambulância do Sistema Médico de Emergência (SEM) e os operacionais realizaram manobras de reanimação, sem sucesso. O óbito foi declarado no local.
Os Mossos d’Esquadra (polícia da Catalunha) abriram uma investigação à morte.
Já de acordo com o jornal local Diari de Tarragona, a vítima é um menino de dois anos e as primeiras investigações apontam que terá morrido devido a um golpe de calor após ficar dentro do carro durante várias horas.
A publicação revelou ainda que o pai terá saído do carro sem perceber que a criança estava no interior.
Sublinhe-se que Espanha, à semelhança de Portugal, está a atravessar uma onda de calor, com os termómetros a ultrapassar os 40ºC. Esta terça-feira, as temperaturas em Tarragona variam entre os 36ºC de máxima e os 22ºC de mínima.
Na semana passada, a Agência Estatal de Meteorologia (Aemet) emitiu um aviso especial devido às altas temperaturas, prevendo que se manteriam até esta terça-feira, 1 de julho.
"Preveem-se temperaturas muito elevadas e persistentes, tanto durante o dia como durante a noite, o que poderá constituir um risco para as pessoas expostas e/ ou vulneráveis", lia-se no aviso divulgado pela imprensa espanhola.
No sábado, em plena onda de calor, uma mulher de 51 anos, funcionária da Câmara Municipal de Barcelona, na Catalunha, morreu depois de ter estado a trabalhar na limpeza de rua nas horas mais críticas.
Segundo a imprensa espanhola, o incidente ocorreu na noite de sábado, após a mulher ter estado a cumprir um turno de trabalho na zona de Ciutat Vella, entre as 14h00 e as 21h00. Ao chegar a casa, caiu inanimada e o óbito foi declarado no local.
O responsável do comité da empresa de limpeza da Câmara de Barcelona, Ramon Cebrián, indicou que os trabalhadores têm um protocolo que devem ativar em dias em que está muito calor. Este estabelece que nestes dias, os funcionários, perante uma situação de stress ou calor, devem "entrar em lugares frescos, beber líquidos, e ligar para as emergências médicas ou para o seu encarregado, dado que são pessoas que trabalham sozinhas".
No entanto, nenhum dos trabalhadores acionou este protocolo no dia em que morreu a funcionária de limpeza.
Fonte:Mundo Ao Minuto